"Mental health and resilience - the secrets of inner strength | DW Documentary"
A resiliência é um conceito que sempre me fascinou. Não é um sinónimo de felicidade, mas sim um processo contínuo de vida. Neste documentário da DW, são entrevistados psiquiatras, neurocientistas e psicólogos cínicos que estudam esta variável desde experiências com ratos de laboratório, testes genéticos e psicoterapia.
No cerne da questão está à reação humana e o que desencadeia respostas de stress e ansiedade. A exposição, por exemplo no caso de quem tem vertigens, ao subir uma catedral alemã, é um dos métodos de controlar ou vencer fobias.
O luto é igualmente referido. Depois de perder um filho, o que faz sentido na vida? Um casal encontra propósito na música (ao tocar violino) e ao criar uma fundação para honrar a memória do jovem que perderam.
O francês Boris Cyrulnik, que perdeu ambos os pais no Holocausto e tinha todas as razões para desistir, lutou para singrar na vida e tornou-se médico psiquiatra. Para ele a resiliência é um todo: biológico, emocional, social e político.
Outro dos conceitos que já conhecia mas que adorei aprofundar foi o de desamparo aprendido. Um elefante que é acorrentado desde bebé, ao crescer e poder romper as correntes com a maior das facilidades não o faz. Não tem ideia do quão grande e forte é e devido a tantas tentativas falhadas, ficou gravado no seu cérebro que a liberdade é simplesmente impossível.
Quantas vezes tornamos os problemas mais complexos do que realmente são? Quantas vezes não somos nós os arquitetos da nossa prisão?
Resiliência, a meu ver, não é ultrapassar os próprios limites, é saber até onde podemos ir e viver com harmonia e equilíbrio.
Comentários
Enviar um comentário