As cicatrizes das famosas

Designa-se por cicatriz ou fibrose o produto de uma lesão da derme (a camada intermédia da pele), geralmente por lesão ou corte cirúrgico. O processo de reparo começa imediatamente após a lesão.
A cicatrização decorre em quatro fases: limpeza (após o ferimento os tecidos afectados libertam mediadores químicos de inflamação, que enquanto estiver activa, o processo de cicatrização está incompleto), retracção (reduz 50% a 70% o tamanho da ferida, tendo início dois a três dias após a lesão e sendo fruto da acção dos miofibroblastos), tecido de granulação (o novo tecido que surge para preencher o defeito e que acaba por dar lugar a uma cicatriz fibrosa dura, retraída e esbranquiçada) e por último, re-epitelização (acontecimento terminal no processo de reparo em que as células epiteliais crescem e restabelecem a continuidade do ferimento).
As celebridades não são alheias às cicatrizes que acometem os restantes mortais sendo que irei analizar algumas em seguida.


A cantora colombiana tem uma pequena cicatriz no meio da testa, consequência de ter adoecido com varicela já em adulta. "Tenho sorte de a ter no meu Terceiro Olho. Os meus poderes de intuição definitivamente aumentaram desde então". Na tradição Hindu o Terceiro Olho situa-se entre as sobrancelhas e está ligado à capacidade intuitiva e percepção súbtil. Shakira poderia facilmente cobrir a cicatriz com base mas refere ter-se habituado à cicatriz e gostar dela.



Rainha do glamour e sensualidade, Jennifer Lopez tem uma cicatriz muito pequena na face esquerda, devido a ter tido varicela em pequena.



A cantora, actriz e modelo norte-americana Cassie usou a rede social instagram para falar de uma cicatriz recente na testa, que traduzo de seguida, quase na íntegra:  "Muitas pessoas me têm perguntado o que aconteceu à minha testa e caso sejas alguém que se estava a perguntar, eu estive envolvida num acidente muito mau em quatro rodas há cerca de um mês e meio. Não me aborrece de explicá-lo e eu estou simplesmente feliz por estar bem. Senti que era tempo para mostrá-la e assumi-la porque não vai a lado nenhum. Durante algum tempo, pelo menos. (...) Pode melhorar... ou não mas escolhi assumi-la. Estou a postar isto não apenas para explicar o que é mas para partilhá-lo porque sei que há muitas pessoas por aí com inseguranças semelhantes. VAMOS SIMPLESMENTE ASSUMI-LAS!!! Dão-nos personalidade!!#feridasdebatalha".



Kylie Jenner, a mais nova do clã Kardashian, tem uma cicatriz pronunciada na perna, que fez ao jogar às escondidas com as irmãs em pequena, depois do poste afiado de um portão lhe ter atravessado essa zona. Kylie afirma amar a sua cicatriz "Eu tenho-a desde os 3 anos. Está em todas as minhas fotos! Eu podia tentar e fazer tratamentos para removê-la mas gosto dela. Acho que me faz eu".

Até que ponto as cicatrizes são parte constituinte de nós, contando a nossa história e preservando as nossas memórias? Com o avanço nos tratamentos estéticos podemos apagar ou disfarçar marcas no rosto e no corpo mas há sempre aquelas que persistem e não irão desaparecer, seja na alma ou na pele. Talvez a solução seja mesmo não esconder esses defeitos sempre que possível, porque são eles que nos fazem quem somos, que adornam o eu de forma nem sempre visualmente apelativa  mas que o enriquecem com a vivência que lhe está por detrás.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

A história de Marla