Osteoporose

 A osteoporose é uma doença muitas vezes invisível que nos remete para ser cuidadoso e evitar fraturas. Como tal, é importante fazer o seu rastreio. Foi isso mesmo que o Centre for Health Evaluation and Research Infosaúde realizou em Maio de 2022, nas farmácias comunitárias portuguesas, em cujo folheto esta entrada se baseia.
Os objetivos eram avaliar os fatores de risco da osteoporose em mulheres com mais de 50 anos, aumentar a população em geral para a doença, estimar a prevalência da população em risco de desenvolver osteoporose e fraturas de fragilidade ao nível nacional e regional. Por último, descrever as caraterísticas sociodemográficas da população participante no rastreio.
Os fatores de risco identificados foram: tratamentos anteriores ou concomitantes, isto é, que coexistam (76,3%), idade (67,5%), problemas de saúde mental (54,9%), história familiar de fratura da anca (14%), consumo de álcool e tabagismo (9,0%), IMC ou índice de massa corporal (<19;1,7%).
Os resultados finais foram alarmantes: em risco de osteoporose (90,3%), risco desconhecido de osteoporose (1,8%) e sem risco de osteoporose (7,9%).
Vemos que os fatores de risco foram muito altos tanto para a população nacional e a nível regional. Quase 1 em cada 2 participantes tem pelo menos três fatores de risco para a osteoporose (28,9%) e participantes com baixa escolaridade e não empregados são mais propensos a ter fatores de risco para a osteoporose. 
Para mais informações visite os sites: www.farmaciasportuguesas.pt e www.ossosfortes.pt. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

A história de Marla

As cicatrizes das famosas