Bem bom, pequena história da Psiquiatria & Thalía

 


Filme: "Bem bom" (2021)_ É importante apoiar o cinema português e neste caso, os motivos para elogiar são de sobra. Realizada por Patrícia Sequeira, a película conta-nos a trajetória da vida e carreira das Doce, uma banda pop de muito sucesso em Portugal na década de 1980. 
O que mais me impressionou foi o estilo fluido da narrativa e a coesão do grupo escolhido, com excelentes interpretações de Bárbara Branco (Fátima Padinha), Lia Carvalho (Teresa Miguel), Carolina Carvalho (Lena Coelho) e Ana Maria Ferreira (Laura Diogo).
O que vemos é uma banda musical à frente do seu tempo, que é rotulada, menosprezada e muitas vezes humilhadas por ter uma imagem ousada e inovadora, letras amiúde provocantes e a vontade de agitar uma sociedade portuguesa estagnada e patriarcal. 
Para reconhecermos toda a nossa História, é importante nunca deixar as Artes de lado e este filme é uma boa aposta.




Livro: "Pequena história da Psiquiatria" de J.L.Pio Abreu (2021)_ Sou assumidamente uma grande admiradora do trabalho deste médico psiquiatra e autor de livros que me marcaram como "Quem nos faz quem somos" e "O bailado da alma".
Sob o mote de desvendar os principais protagonistas da Psiquiatria no mundo e em Portugal, J.L. Pio Abreu fala-nos do enorme desafio da especialidade que escolheu que abarca não só as doenças mentais em si mas a família, a sociedade, o ambiente e a cultura. 
Gostei particularmente deste livro porque nos faz uma panorâmica da História da Psiquiatria e do que se foi tornando, com cada vez mais estudo e investigação científica sobre o cérebro e origem dos problemas mentais. Recomendo vivamente a sua leitura a todos.



Música: "Thalía con banda: Grandes exitos" (2001)_ Este é uma compilação dos maiores sucessos da cantora mexicana Thalía, com arranjos que remetem diretamente às suas raízes, tocados por uma banda. A artista definiu o álbum como "um sonho por que sempre ansiei e finalmente realizei".
Algumas das minhas músicas preferidas incluem: "Piel morena", "Amor à la mexicana", "Por amor", "Entre el mar y una estrella" e "Gracias a Dios".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

A história de Marla

As cicatrizes das famosas