Lições de empreendedorismo de Bella Thorne

 


Bella Thorne, nascida a 8 de Outubro de 1997 em Pembroke Pines (Florida), é uma das estrelas mais promissoras da sua geração. Atriz, cantora, modelo, escritora e empresária, Bella trabalha na indústria do entretenimento desde os seis meses de idade.
Os seus créditos como atriz são impressionantes e incluem a série do Disney Channel "Shake it up" (2010-2013), "Famous in love" (2017-2018) e "Paradise city" (desde 2021) e filmes como "Amityville: The awakening" (2017) , "Infamous" (2020) e "Girl (2020). Estreou-se na realização com o filme para adultos "Her & Him" (2019). Na música lançou projetos como o EP "Jersey" e vários singles de géneros distintos como "Burn so bright" (do seu filme "Midnight sun", "Just call" (com Prince Fox) ou "Phanton". Na literatura escreveu a trilogia Autumn Falls: ("Autumm Falls" (2014), "Autumm's Kiss" (2015) e "Autumm's Wish" (2016) bem como o livro "The life of a wannabe mogul: Mental disarray" (2019).
Em entrevista à revista Forbes no mês passado, Bella falou do que a motiva e das suas aspirações profissionais. Imensamente popular sobretudo com a geração z (pessoas nascidas em média entre a segunda metade dos anos 1990 até ao início do ano 2010), Bella tem uma audiência de cerca de 50 milhões de seguidores nas plataformas de redes sociais que utiliza.
Eis algumas lições de empreendedorismo que retirei da sua entrevista à famosa publicação.
1) O ambiente que nos envolve é importante. Questionada como se mantém inovadora quando já alcançou tanto, Bella responde: "Está enraizado em mim, os meus pais estavam sempre a ultrapassar limites e a romper fronteiras quando eu crescia. Então eu continuei o que eles começaram". A Forbes conclui que as influências externas moldam a nossa identidade, bem como as nossas experiências, o que pode influenciar a nossa ética de trabalho.
2) Ser multifacetado implica desdobrar-se para acompanhar todas atividades criativas em andamento. "A parte difícil é manter-me a par de tudo. Num dia, posso estar a escrever um guião, a realizar um vídeo de música, a representar num filme ou a ter sessões de gravação. Por isso, às vezes considero alterar o modo como trabalho porque há sempre mais que poderia estar a fazer" explica Bella ao falar dos desafios de ter múltiplos projetos e refere que anotar no seu telemóvel a ajuda muito a manter as suas ideias organizadas. Registar desafios vai permitir, segundo a Forbes, um empreendedorismo mais reflexivo e enriquecedor.
3) Ultrapassa a dúvida ao investir na aprendizagem. "Eu não sabia ler, aprendi a ler. Eu não sabia representar, aprendi a representar. Eu não sabia dançar, aprendi a dançar. Eu não sabia soletrar. Agora sou uma escritora" diz Bella. O importante é continuar sempre a aperfeiçoar-se, a praticar para fazer progressos porque estamos sempre numa jornada rumo ao sucesso.
4) Procura ter as pessoas certas à tua volta. Acerca dos muitos projetos que quer realizar Bella aconselha: "Rodeia-te de pessoas que queiram coisas tanto quanto quanto tu ou então não conseguirás fazer nada".
5) Põe o coração naquilo que fazes. Bella desenvolve filantropia nas causas que mais a sensibilizam e é dona de empresas com as quais se identifica. Em Outubro de 2019, lançou Forbidden Flowers, uma marca de canábis cultivado em Santa Barbara (California, um dos estados norte-americanos em que a planta é legal). Thorne destaca as propriedades medicinais da mesma no tratamento da ansiedade e diz  que "é um negócio próximo do meu coração". Content X é outra companhia sua, desta vez de gestão de conteúdos para ajudar a rentabilizar perfis de influenciadores nas redes sociais, território que Bella domina na perfeição. Até 2026, tenciona ter um estúdio que complemente a produção.
6) Celebra cada conquista. Apesar de querer ainda alcançar muita coisa, Bella Thorne valoriza cada passo do caminho "Ser capaz de ver o topo da montanha e caminhar até ele é muito mais fácil do que simplesmente escalar sem fim de algo que não consegues ver o topo, é assim que eu perceciono os marcos. Cada passo, não importa quão pequeno for, é outro passo na subida daquela montanha".
7) Enfrenta obstáculos e contratempos através da persistência. "Às vezes choro à noite a pensar se alguma vez vou alcançar o que quero tanto. E quando isso acontece, trabalho para afastar qualquer auto depreciação e continuar em frente" diz-nos Bella Thorne.
8) A resiliência é uma componente chave no empreendedorismo. Criativa, determinada e muito resiliente, Bella Thorne teve de aprender a ser dessa maneira para alcançar bons resultados, sendo que qualquer pessoa pode desenvolver a sua resiliência ao alimentar emoções positivas como amor, contentamento, otimismo, alegria, orgulho e esperança. Estas emoções estendem o reportório de pensamento-ação do individuo e a sua resistência física, intelectual, psicológica e social. Resolver problemas, superar experiências negativas e ser resiliente faz toda a diferença na vida e nos negócios.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla