Simone Biles na revista Health



Simone Biles é já uma lenda viva no mundo do desporto. Com 24 anos de idade (nasceu a 14 de Março de 1997 em Spring, no Texas) esta ginasta norte-americana é a mais condecorada ginasta do seu país, com um total combinado de 30 medalhas olímpicas e de campeonatos do mundo. É ainda a primeira mulher norte-americana a ganhar cinco títulos nacionais em todas as categorias: cinco medalhas olímpicas (quatro de ouro e uma de bronze).
Era uma das apostas fortes dos Estados Unidos em 2020 antes das Olimpíadas serem adiadas um ano por causa da pandemia. À medida que se aproximam os Jogos Olímpicos de Tóquio (que se vão realizar de 23 de Julho a 8 de Agosto de 2021 no Japão), a revista Health entrevistou Simone para saber como está a correr a sua preparação física e mental para esta competição. Todas as fotos que podem ver em baixo são do duo fotográfico AB+DM.
Simone fala do que sentiu quando o mundo parou por causa da Covid 19: "Foi um redemoinho de emoções. Não conseguia acreditar nas notícias. Estava triste. Estava zangada. Estava aborrecida. Mas também sabia que isso precisava de acontecer para manter toda a gente a salvo e controlar o vírus".
Ser uma atleta de topo implica não só treinos rigorosos como cuidar a saúde mental. Simone é conhecida pela sua dedicação e resiliência, tendo já competido ferida, com os dedos dos pés partidos e com uma pedra nos rins. 
A ginástica é descrita como um desporto de alto impacto, sendo que Biles o pratica a um nível muito intenso, havendo neste momento quadro elementos no Código de Pontuação de Ginástica Artística Feminina introduzidos por Biles: um no salto, um na trave de equilíbrio e dois no exercício no solo.
Foi uma decisão de Simone voltar a competir um ano depois "Eu sabia que os meus treinadores se iam certificar que estava preparada independentemente da duração do adiamento. Claro que outro ano de treino do teu corpo deixa a sua marca. Mas eu sabia que estaria preparada".
Os país de Simone, Ron e Nellie Biles são donos do ginásio onde ela treina na sua terra natal. O objetivo da atleta é assegurar um ambiente seguro, saudável e divertido para possibilitar a cada indivíduo atingir o seu máximo potencial. Enquanto ginasta afro-americana é fundamental para Simone trazer diversidade ao desporto "A representação importa e queremos inspirar a próxima geração a perseguir a sua paixão. Os miúdos podem entrar e estamos a treinar nas traseiras e podem ver que somos exatamente como eles. Ajuda-os a compreender que o podem fazer também".
No que toca a patrocínios, Simone é muito seletiva e escolhe apenas trabalhar com as marcas que, para além de criarem um produto, se conectam com uma comunidade mais ampla e têm um impacto. Simone elege por exemplo a marca de cuidados de pele SK-II (na qual falou da competição acerca da beleza e como as mulheres podem mudar o seu destino) e a marca de roupa de desporto Athleta, que procura ser inclusiva e apoiar jovens mulheres.
Com todas as horas que passa a treinar e parcerias de negócios, Simone não pode arriscar ficar doente, magoada ou esgotada. Daí entra a importância do autocuidado "Eu faço regularmente massagens atléticas e massagens com gelo. Também uso botas de compressão e tomo banhos de sal Epson. E vejo o meu médico desportivo todas as Sextas-feiras para uma consulta de rotina".
Tomar conta da saúde mental tem sido uma das prioridades de Simone Biles, que faz terapia sempre que sente necessidade. "Durante algum tempo vi um psicólogo de duas em duas semanas. Ajudou a sintonizar-me comigo própria, sentir-me mais confortável e menos ansiosa".
Simone conta com um forte sistema de apoio: os pais que têm estado presentes em toda a sua carreira e o namorado, também atleta, Jonathan Owens. Aos Domingos, Simone tira o dia para recarregar baterias "Eu gosto muito de relaxar por isso estou na piscina com o meu namorado ou tenho cá a minha família".
Simone termina a entrevista dando um conselho à sua versão mais nova "Não ser tão teimosa e ser um pouco mais feliz- saber que não está tudo acabado só porque algo acontece num dia. Podes continuar a persistir".



Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

A história de Marla

As cicatrizes das famosas