Os problemas vocais de cantores famosos: Shania Twain




Shania Twain (nascida a 28 de Agosto de 1965) é uma das cantoras e compositoras mais queridas a alguma vez aparecer no mundo da música. Os seus feitos são impressionantes: foi precursora na fusão do country com o pop e o rock, tem o álbum feminino mais vendido de sempre ("Come on over", de 1997, 40 milhões de cópias), trouxe-nos sucessos retumbantes como "Any man of mine", "You're still the one", "Man! I feel like a woman!, "From this moment on" ou "That don't impress me much".
Em 2008 o divórcio doloroso, resultado da traição de Robert "Mutt" Lange, com a sua melhor amiga, marcou o final de uma das parcerias musicais mais bem-sucedidas de todos os tempos. Shania reconstruiu a vida com o ex-marido dela, Fréderic Thiébauld, numa verdadeira troca de casais que na suas palavras é "retorcido, sim, mas lindamente retorcido".
Por 15 anos, Shania não lançou um novo álbum de originais e ficou, maioritariamente, afastada aos palcos. O seu regresso triunfante deu-se com uma residência em Caesars Palace em Las Vegas, em 1 de Dezembro de 2012, que se estendeu por dois anos.
Numa entrevista ao The Guardian, enquanto se preparava para a primeira digressão de um álbum desde 2002, Shania revela que tinha planeado uma pausa profissional para se dedicar ao filho, Eja, mas problemas com a voz mantiveram-na afastada das luzes da ribalta.
Shania foi mordida por uma carraça em Virgina (EUA) em 2003, contraindo a doença de Lyme, o que lhe provocou paralisia nas cordas vocais. "Vi uma carraça cair em mim. Estava em digressão então quase que caía do palco todas as noites. Sentia-me muito, muito tonta e não sabia o que se estava a passar. É uma dessas coisas de que não suspeitas". Segundo os peritos, a cantora está nos 10% a 20% de pessoas que desenvolvem complicações de saúde a longo termo, depois de serem tratadas com antibióticos para matar a batéria que causa a doença.
Shania Twain enfrentou o maior pesadelo dos cantores: perder a voz e pensou "Eu não posso fazer isto. Tenho de parar até perceber o que é. Pensei que era fadiga ou exaustão. Mas não, a doença de Lyme afecta comummente os nervos. 
A doença de Lyme apresenta diferentes sintomas de acordo com a resposta do sistema imunitário ou da presença de outras infecções no organismo. No caso de Shania Twain, manifestou-se sobre a forma de disfonia, uma espécie de paralisia do músculo das cordas vocais.
Apesar de ter a carreira em risco durante muito tempo, a artista pensa que teve muita sorte "A doença de Lyme pode ser muito mais devastadora. Pode ir-te para o cérebro". 
Em 2017, Shania Twain lançou um novo disco: "Now", com letras extremamente pessoais, declarando "Nunca pensei que fosse cantar novamente". Tinha feito uma laringoplastia, cirurgia plástica da laringe, em que objectivo da operação é reconstruir a caixa vocal. Na altura da entrevista com o The Guardian, que mencionei acima, tinha ainda uma cicatriz de cinco centímetros no pescoço. "É suposto que desapareça. Mas se ficar não me importo. É essa a diferença. Quaisquer que sejam as cicatrizes que tenho, ganhei-as. Estou confortável na minha própria pele".
Shania Twain trabalhou intensamente para recuperar a voz e minimizar os danos causados pela doença de Lyme. Actualmente planeia cuidadosamente as suas sessões terapêuticas, tem um ritmo de vida e trabalho mais lento, faz um aquecimento vocal rigoroso e exercícios para fortalecer as pregas vocais.
Apesar de considerar que a sua voz mudou um pouco depois de ter passado por tantos revés, continua com o seu timbre característico, que aquece os corações dos seus inúmeros fãs.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla