Skillshare #3 Poesia no Instagram com Alison Malee



Decidi aderir à plataforma educativa norte-americana Skillshare no começo do ano e estou a gostar bastante da oferta disponível e do que tenho vindo a aprender.
O terceiro curso que frequentei online foi ministrado pela poetisa, artista e performer Alison Malee, autora dos livros "The day is ready for you", "This is the journey" e "Shifting bone" e intitulava-se "Instagram Poetry: Create personal, visual vignettes for self-expression".
Depois do sucesso da poetisa Rupi Kaur, cujo fenómeno foi impulsionado em parte pela rede social instagram, aumentou a vontade na comunidade literária de partilhar pequenos poemas ou partes dos mesmos para chamar a atenção para o trabalho. 
Queria perceber como poderia fazer isso e o curso de Alison foi directo ao assunto, conciso mas deveras esclarecedor. Para Alison Malee a poesia produz uma profunda conexão entre o escritor e o leitor, permite expressar sentimentos profundos e cativar com recursos estilísticos ou linguísticos, com o ritmo, cadência, abertura e honestidade. 
O instagram permite à poesia reinventar-se enquanto género literário e oferece um espaço para novas vozes possam surgir.
Retirei cinco lições importantes deste curso que passo a partilhar:

Escolha bem o seu poema: Pense em coisas que fez pela primeira vez este ano, faça listas de cinco coisas que tiveram impacto  em si ultimamente, encontre a beleza nos pequenos momentos da vida. A inspiração está por todo o lado, basta querer vê-la.

Descreva esse momento em parágrafos curtos: Resuma o evento em termos do que viu, ouviu e sentiu. Mais do que um cenário físico, é preciso descrever uma situação emocionalmente, quer seja ou não autobiográfica. Não salte etapas, não se perda nos detalhes e faça este trabalho de fundo.

Escreva o seu poema: Pode usar figuras de estilo como metáfora e personificação, mas acima de tudo procure mostrar ao leitor em vez de contar. Capture todas as sensações do momento e desafie-se enquanto narrador. Alison Malee dá como exemplo um poema que escreveu sobre o nascimento da sua filha, um marco muito pessoal e carregado de simbolismo e significado para ela. Se tiver de escolher um extracto do poema, escolha linhas que sejam verdadeiras para si e contem uma história completa, mesmo que isoladas. Foque-se na mensagem que pretende transmitir.

Crie a sua vinheta pessoal: Escolha um objecto que beneficie o seu trabalho, tente diferentes composições, adicione dimensões, separe camadas e texturas. Numa palavra: experimente. Alison Malee usa uma máquina de escrever e tira diversas fotografias a segurar na folha de papel recortada do seu poema, mas pode fazer o mesmo ao imprimi-lo no computador e dar ao papel a forma que quiser. 

Não tenha medo: Vá em frente e conte a sua história com graciosidade e precisão, partilhe a sua voz e a sua verdade com o mundo pois tem um contributo único e especial a dar a ele.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla