Sete conselhos para deixar de fumar

Fumar é um hábito que pode ser muito difícil de abandonar, encontrando-se muitas vezes profundamente enraizado no comportamento de um individuo. O tabaco é o principal factor de risco do cancro do pulmão, sendo que se estima que 80% a 90% das pessoas com esta doença já fumaram.
No dia 17 de Novembro assinalou-se o Dia Mundial do Cancro do Pulmão e Dia Nacional do Não Fumador pelo que apresento aqui sete conselhos para deixar de vez este vício:

1) Encontre uma razão suficientemente forte para deixar o tabaco, tal como proteger a sua família de fumo em segundo mão e reduzir as suas probabilidades de contrair cancro de pulmão ou doenças cardíacas.
2) Procure a ajuda necessária adaptada ao seu caso. Antes de parar abruptamente de fumar, saiba que há mais hipóteses de reincidir no vício se não tiver um bom sistema de suporte como um médico, um terapeuta ou ambos. O seu cérebro está viciado na nicotina, pelo que pode precisar de recorrer a uma terapia de substituição desta substância, sob pena de começar a sofrer de dores de cabeça, falta de energia e má disposição.
3) Diga aos seus entes próximos que está a pensar deixar de fumar, para que o possam encorajar e dissuadir quando estiver a pensar acender um cigarro.
4) Livre-se de todos os vestígios e objectos que lhe possam dar vontade de fumar como é o caso dos cinzeiros. Se fuma ao beber o café, por exemplo, tente associar a este hábito outro marcadamente positivo como ler um capítulo de um livro que lhe agrade.
5) Seja axtivo e dedique-se a actividades físicas quando sentir vontade de fumar. Além disso, tente alimentar-se de forma saudável consumindo vegetais, frutas, cereais integrais, entre outros.
6) Escolha a sua recompensa. Um dos pontos positivos de deixar o tabaco é o dinheiro que pode poupar. Tente fazer algo divertido e gratificante com esse valor acumulado.
7) Tenha em mente que assim que deixar de fumar, os benefícios para a sua saúde são imediatos. Após vinte minutos, a sua frequência cardíaca irá voltar ao normal. Depois de um dia, os níveis de monóxido de carbono no seu sangue também. Em três semanas, diminuirá a probabilidades de ter um ataque do coração, sendo que a longo prazo reduz a eventualidade de ter cancro de pulmão e outras doenças oncológicas.
Acima de tudo, não desista se cometer um deslize e faça dessa recaída uma oportunidade de reafirmar a sua decisão de mudar o seu estilo de vida e deixar de fumar.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla