"Jesy Nelson: Odd one out"



No dia 12 de Setembro de 2019 foi lançado o documentário para a BBC One e BBC Three, de um dos elementos da banda feminina britânica Little Mix. Intitulado "Jesy Nelson: Odd one out", esta é uma jornada emocionante através da vida da jovem de 28 anos, desde a vitória no The X Factor em 2011.
Antes de participar no programa, Jesy era uma empregada de bar de personalidade alegre e brincalhona, que adorava montar espectáculos para a família e sonhava tornar-se cantora. Ao concorrer ao talent show, submetido a um escrutínio público de uma audiência de muitos milhões, Jesy vê-se vítima de cyberbullying em grande escala. Chamam-na de gorda, comparam-na com uma porca, dizem-lhe que não merece viver, entre outros insultos de teor abominável. Jesy acaba consumida pelas suas inseguranças e a acreditar nas palavras cruéis que dirigem ao seu rosto e peso, à maneira como a sua imagem é avaliada. 
Na própria noite em que vence o X Factor, juntamente com as colegas Perrie Edwards, Jade Thirlwall e Leigh-Anne Pinnock, Jesy lida com bulling extremamente agressivo, que lhe rouba a felicidade desse momento. 
Ao longo do documentário vemos que Jesy fez de tudo para se distanciar da dor causada pelo bullying. Tentou um regime alimentar extremo (incluindo uma dieta pré-espectáculo em que não comeu nada durante quatro dias e mesmo assim foi chamada de gorda) e no auge do desespero, tentou o suicidio com comprimidos. 
A jovem fala com adolescentes que fazem sessões de sensibilização sobre bullying e, em cenas extremamente comoventes, com os pais de uma adolescente chamada Sian que se matou devido a este fenómeno, que tanto sofrimento e cicatrizes interiores provoca.
Fica claro que Jesy ainda está num processo de cura, que hesita em deixar que o namorado a veja sem maquilhagem ou com os seus caracóis naturais, por exemplo. Através de conversas com uma terapeuta, Jesy tenta lidar com os seus traumas e vê pela primeira vez em muitos anos, filmagens da sua actuação do X Factor, dessa Jesy que foi tão abusada verbalmente e que, por uma questão de sobrevivência, a artista preferiu apagar da sua mente. A especialista diz-lhe que tem de fazer as pazes com ela própria e aceitar-se, aprendendo a amar não só a pessoa que é mas a pessoa que é pois foi aquela Jesy de vinte anos que a trouxe à Jesy actual.
Conclui-se que as redes sociais são como uma faca de dois gumes: se por um lado permitem a interação em tempo real com os fãs, numa troca de amor e carinho, por outro lado podem viciar e fazer danos profundos numa auto-estima frágil.
"Jesy Nelson: Odd one out" é um documentário emocionante e de extrema relevância no campo da saúde mental, imagem corporal e bullying, pelo que merece ser visto amplamente, discutido e partilhado.
O trabalho está nomeado na categoria Factual nos National Television Awards de 2020.







Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla