Promessas



Quando estamos a iniciar um novo relacionamento fazem-se se usualmente muitas promessas. Promessas de que é para sempre, que nunca mentiremos, que seremos fieis em tudo o que a verdadeira lealdade implica. Nos votos de casamento salienta-se a parte de estar lá para a outra pessoa na saúde e na doença, em todos os dias da vida em comum.
Mas se amor pressupõe construção em conjunto, um dos seus pilares é o esforço e é um trabalho que tem de ser feito continuamente, não pode ser simplesmente empurrado para debaixo do tapete juntamente com aqueles problemas chatos que não queremos enfrentar.
Nem todas as pessoas querem cumprir as suas promessas. Nem todas elas percebem que às vezes as palavras são uma coisa e as acções são algo completamente diferente: que as duas não coincidem porque os seus comportamentos são incoerentes.
É fácil procurar refúgios baseados em padrões confortáveis mas prejudiciais a longo prazo, que nunca nos permitirão sair do mesmo sítio. Romper com algo que se conhece tão bem, não importa o quão amargo possa ser, é um processo complexo. Não é por acaso que há uma citação em latim que diz "O que me nutre destrói-me".
Tenho estado a lançar um aviso sobre o lado de fazer promessas que não se cumprem, o lado negro das palavras que pairam no vácuo e que nunca correspondem à realidade. Mas felizmente, há o lado feliz, feito de sonhos que se realizam, de esperanças e da perspectiva de acordar ao lado de uma pessoa que não seja apenas o amor da tua vida mas o teu melhor amigo, aquele que te conhece de dentro para fora, que te apoia sempre e te compreende melhor que ninguém. Alguém que não te vai desiludir nem deixar de marcar presença quando mais necessitares.
É a essa pessoa que Ciara, na canção de r&b "Promise" lançada em 2006, se dirige, de forma tão romântica quando envolvente. 
O amor no fundo assenta em premissas simples: vencer a solidão ao falar a sua linguagem, dar tudo para fazer o outro sentir-se bem e obter um sorriso em troca, para que no fim se possam segurar nos altos e baixos da vida como qualquer príncipe e princesa dos melhores contos de fadas.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla