Colette, O Ingénuo & The Glass Child


Filme: "Colette": (2018) Sidonie Gabrielle Colette (1873-1954) foi uma escritora francesa que se notabilizou por obras como "Claudine à l' école", "La vagabonde", "Chéri" e "Gigi, pelo estilo de vida não convencional e por ter estado à vanguarda do seu tempo. Teve amantes de ambos os sexos, separou-se do primeiro marido e nos últimos anos teve um companheiro 24 anos mais novo. Destacou-se também actriz e jornalista. Foi nomeada para o Prémio Nobel da Literatura em 1948.
Nesta adaptação cinematográfica realizada por Wash Westmoreland, Keira Knightley encarna uma Colette jovem desde a sua adolescência bucólica em Saint-Saveur-en Puisaye, na Borgonha. Ao casar com Henry Gauthier-Villars, Colette deixa a vida campestre para ir viver para Paris e frequentar salões da alta sociedade. É sob o pseudónimo do marido que publica os primeiros livros da série Claudine e começa a descobrir-se a si própria.



Livro: "O ingénuo" (1767) de Voltaire: Se falarmos em François-Marie Aroeut, talvez poucas pessoas saibam a quem nos estamos a referir. O mesmo já não acontece com o pseudónimo literário Voltaire que nos remete a um escritor francês do Iluminismo, historiador e filósofo que criticou o Cristianismo, em particular a Igreja Católica Romana e defendeu a liberdade religiosa e de expressão bem como a separação da Igreja do Estado. 
Na curta obra "O ingénuo", Voltaire relata-nos a história de um jovem hurão que atravessou o Atlântico para Inglaterra e chega à Bretanha, na França em finais do século XVII. Após por coincidência descobrir ter laços de parentesco com as pessoas que o acolhem, o Ingénuo é educado para se integrar perfeitamente na sociedade francesa da época mas as diferenças culturais são flagrantes, na medida em que se rege primeiramente pela natureza e só depois tente aprender as tradições e religião dos seus pares. O Ingénuo apaixona-se pela menina de Saint-Iyves, que já está prometida a outro homem e a acção adensa-se, mostrando uma França em jeito de sátira com costumes desprezíveis, injustiça, hipocrisia e corrupção no governo, na igreja e na sociedade.
Um homem de Letras prolífico e versátil, Voltaire escreveu praticamente em todas as formas literárias deixando peças de teatro, poemas, ensaios, romances, cartas, trabalhos científicos e históricos, entre outros. Esta foi a primeira obra que li do autor e deu-me vontade de continuar a explorar o seu legado.


Música" Under nothern skies" (2016) The Glass Child: Charlotte Erickson é multifacetada artista sueca que lançou já quatro livros "You're doing just fine", "Everything changed when I forgave myself", "Another vagabond lost to love" e "Empty roads & broken bottles". Autora, compositora, sonhadora, que deixou o conforto do seu país natal para viajar para outros lugares do mundo, "Under nothern skies" é uma proposta musical melódica, cativante e instrospectiva, em que a cantora despe a sua alma em canções intimistas e marcantes. Destaque para os temas "Dark love", "Save me", "Lonely in this love", "But no one cares at all" e "What I would tell you now".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

A história de Marla

As cicatrizes das famosas