Como manter a motivação

O mês passado foi desafiador em vários aspectos. Entre a doença do meu cão, uma gripe forte que me roubou energia e boa disposição, senti quase como uma nuvem negra a pairar sobre mim. As coisas que anteriormente gostava de fazer deixaram de me dar prazer, substituídas por preocupação, tédio, sensação de falta de controlo e de capacidade de mudar as coisas.
Foi então que decidi ler o livro "100 maneiras de motivar-se a si mesmo" de Steve Chandler, na tentativa de encontrar novas ideias e renovar o meu espírito. Em grande parte, o livro satisfez estes objectivos e suscitou-me alguns pensamentos que partilho aqui agora.
Para manter a motivação constante é preciso alimentar o fogo da curiosidade e o apetite. Estar faminto intelectual, cultural e profissionalmente é uma característica indispensável para progredir na carreira, para investir em novos projectos e expandir horizontes. Para ir mais longe, é preciso querer muito e estar disposto a trabalhar e a fazer os esforços necessários. Querer conhecer é o primeiro passo para sair da zona de conforto, correndo riscos e descobrir mundos que nem se imaginava que existiam.
Em segundo lugar, é preciso dividir as grandes metas em pequenos objectivos. Por mais que queira por vezes fugir a esta premissa, com a sua prática no meu dia-a-dia vejo que não poderia corresponder mais à verdade. É fácil sentirmos-nos intimidados com grandes ambições e sonhos e encolhermos-nos a um canto a dizer "Não sou capaz". Mas traçar um plano de acção, com engenho e astúcia, para aplicar diariamente é a melhor decisão que se pode tomar. Afinal, não há problema (exceptuando a morte) que não possa ser solucionado e todas as grandes caminhadas começam por um primeiro e pequeno passo. Não se sinta desencorajado pelo tamanho da tarefa que tem em mãos, deixe-se inspirar pelos seus sonhos e aprecie o desafio de se aproximar mais deles, gradualmente. Com a passagem do tempo e da experiência aprendemos que o que interessa realmente não é cortar a meta mas sim aproveitar a jornada.
Saiba aproveitar o tempo da melhor maneira possível, o que implica saber definir prioridades de forma clara e inequívoca. A noção de produtividade é complexa mas no geral sentimos-nos realizados quando fizemos algo que gostámos que nos edificou e nos trouxe bem-estar. Quando estamos agitados, frenéticos e insatisfeitos temos uma ideia de carência do tempo, ele parece fugir-nos por entre os dedos. Pelo contrário, quando nos sentimos confiantes, com uma dose saudável de auto-estima e paz interior, temos uma sensação de abundância de tempo ou de, pelo menos, tempo suficiente. O tempo é o que faz dele e sente na sua mente. Faça cada dia contar.
Em quarto lugar, ponha a barra alta para si mesmo. Não é por conviver com pessoas pessimistas, de expectativas baixas ou pouco ambiciosas que tem de ser assim também. Não se defraude a si próprio, seja a sua melhor versão e se for necessário finja até conseguir. Isto não implica que não seja autêntico e genuíno, apenas que tenha noção que é preciso passar por dores de crescimento para nos expandirmos e que consegue suportar algumas se for para tornar-se a pessoa feliz, realizada e inteira que quer ser.
Na medida do possível procure rodear-se de pessoas que o puxem para cima e não para baixo, que sejam dotadas de optimismo, inteligência, sensibilidade, versatilidade, que sejam amigos verdadeiros com que pode sempre contar. Busque bons exemplos, extraindo o melhor de cada pessoa que conhece, imite as suas virtudes e qualidades, de modo a auto-aperfeiçoar-se. Absorva como esponja todo o conhecimento dos seus mentores e use-o como oportunidade de crescer pessoal e profissionalmente.
É importante não viver demasiado na sua mente, pensar menos e fazer mais. Para quem como eu tem o hábito de matutar nas coisas mil vezes antes de agir, este é ainda um desafio mas cuja utilidade me parece clara. Ser mais reactivo e menos passivo tem imensas vantagens. Procure reinventar-se e ganhar uma sensação de auto-suficiência. Celebre as suas conquistas e convença-se de que consegue não só fazer várias coisas bem como terminar o que começa. Forme uma personalidade forte, que sobreviva às tempestades e tenha um centro forte, que saiba quem é, que viva focada nos seus sonhos e não deixe ninguém afastá-lo deles.
Comunicar com os outros é tão importante como comunicar consigo próprio. Tire tempo para si mesmo, para se sentir bem na sua pele, para se dedicar aos seus passatempos, planear a sua semana, meditar ou reflectir. Nada é mais importante que a sua saúde a todos os níveis. Para melhorar as relações com as pessoas que compõem a sua vida terá de voltar inevitavelmente para dentro de si mesma primeiro.
Em último lugar, nada desperta mais a motivação do que ter uma noção de propósito, saber as razões que o levam a lutar, a levantar-se da cama todas as manhãs, a fazer por vezes coisas que não gosta e mesmos sacrifícios em nome de algo que considera uma boa causa. Pode ser uma pessoa, pode ser um ideal, qualquer elemento que faça o seu coração bater mais forte, o revitalize e traga alegria. Anne Frank tem sido a imagem de fundo do meu blog porque foi ela que me inspirou a escrever, depois de ter lido o seu diário quando tinha oito anos de idade. Ela é o meu "porquê" que me faz suportar qualquer "como", que me lembra o quanto amo escrever e a minha convicção de que as palavras podem fazer a diferença e mesmo mudar uma vida. Para estar motivado é preciso viver alinhado com os nossos valores, preferencialmente com integridade e um sentido de leveza, de aprendizagem contínua e até de divertimento. Ler livros sobre motivação é outra das coisas que pode resultar como foi o meu caso. Agora é arregaçar as mangas e partir às conquistas, o que com a atitude certa e a necessária resiliência mental é o primeiro passo para conseguir obter o que quer que seja.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla