Born for this Parte I

"Born for this: Find the work you were meant to do" (ou "Nasci para isto" em português é um livro do autor, blogger e palestrante norte-americano Chris Guillebeau que nos faz mergulhar fundo no tópico da construção de carreira. Para todos os que procuram a sua vocação, que estão numa encruzilhada profissional ou simplesmente gostariam de desenvolver um negócio a tempo parcial (que Guillebeau chama de "side hustle") este é um livro perfeito. Está escrito numa linguagem muito simples e acessível e tem ideias bastante válidas e esclarecedoras.
O autor começa por nos falar de uma tríade que é importante seguir: alegria, dinheiro e fluxo (joy, money, flow no original), ou seja devemos fazer um trabalho de que gostamos, que nos traz rendimento financeiro e nos dá uma sensação de que as horas passam rapidamente, ou seja, que a vida prossegue com harmonia. Chris Guillebeau alerta que basta faltar um destes elementos para termos de fazer mudanças. Quando o trabalho não flui, temos a sensação que um dia de trabalho se arrasta interminavelmente, por exemplo. 
É importante ter em conta que o caminho até à carreira dos nossos sonhos é uma jornada não linear e para desenvolvermos o nosso potencial temos de, muitas vezes, aperfeiçoar as nossas habilidades. Há várias dicas a aplicar: estudar mais (como ter aulas nocturnas), documentar os projectos pessoais e tomar acções concertadas que rompam com o padrão de percepção de escassez. Ter um plano B e arriscar com consciência são também essenciais.
Um exercício que se propõe é listar as nossas habilidades, os problemas que podemos resolver a outra pessoa. Vender um produto é também servir, ir ao encontro de uma necessidade pelo que a abordagem de solução de problemas pode originar mudanças comportamentais e levar a uma vida melhor. Ter uma forma mensurável e específica de analisar os seus progressos pode ser extremamente útil.
Chris Gullebeau deixa-nos quatro dicas importantes: não pense como um CEO, viva uma vida equilibrada em várias vertentes, não pense que as oportunidades são finitas e reconheça que há diferentes formas de trabalhar.
Pense como o porteiro ou o homem das limpezas e não como a figura de topo já que geralmente os primeiros conhecem profundamente a estrutura do sítio onde trabalham e as pessoas que lá vivem. Não procure logo um nicho à partida com medo de se dispersar demasiado. É importante ter foco mas também diversificar as suas opções para depois as estreitar. Se puser os ovos todos no mesmo cesto então procure observar o seu crescimento com atenção. Acredite que se perder uma oportunidade outra surgirá, mais cedo ou mais tarde. Mantenha a confiança e esperança e não se esqueça "Verdadeiros vencedores encontram tempo para fazer o que é importante para eles".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

A história de Marla

As cicatrizes das famosas