Aula gratuita com Flávia Melissa "Os desafios e os segredos do despertar" Parte I

Flávia Melissa é uma psicóloga, educadora emocional e criadora do Portal Despertar, uma plataforma online auxiliar do processo de auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal, de nacionalidade brasileira.
Uma aula gratuita teve lugar em Setembro, para todos os que fizeram download do seu "Manual do Despertar" em que Flávia Melissa expôs algumas das suas ideias e ensinamentos principais. A oradora começou por desmistificar a ideia de despertar, definindo-o não como um estado de iluminação perfeita mas sim um processo de maior auto-conhecimento, consciência e espiritualidade possíveis de serem aplicados na vida quotidiana. O objectivo é motivar todas as pessoas a desenvolverem o seu potencial e a serem a sua melhor versão. 
Flávia Melissa tirou o curso de Psicologia, tem a experiência prática de 15 anos como psicoterapeuta, uma pós graduação em Medicina Chinesa e estudou ainda Filosofia Taoísta, tentando aliar todas estas componentes para aprimorar e expandir o sua consciência.
Um dos princípios que defende é o entendimento holístico das emoções e de que o equilíbrio emocional, que permite transformar as nossas vidas e o mundo onde vivemos vem de aceitar tanto a alegria como a raiva, medo e tristeza (sendo que na sociedade ocidental estas três últimas são consideradas desagradáveis e indesejáveis, de baixa vibração). Emoção significa movimentar para fora, ou seja pressupõe uma circulação constante de energia. Como tal, o estado de desperto não é estático e zen o tempo todo, mas feito de acção. Afinal, temos de continuar a pedalar numa bicicleta para manter o equilíbrio. As estações sucedem-se com as suas peliculariedades próprias e a terra efectua o movimento de translação. São todas estas transições que possibilitam que a vida exista. Tudo o que resiste persiste, segundo Jung. Lutar contra as emoções, não querer enfrentar o que se está a sentir é um caminho fadado ao fracasso. Para transformarmos uma emoção negativa temos de a aceitar primeiro, de fluir com ela. O que importa realmente não é o acontecimento em si mas o que fazemos com o que sentimos, a nossa reacção.
A transformação interior acontece quando deixamos todas as emoções vir à tona na sua expressão plena e as tentamos tornar algo bonito, iluminando as nossas sombras. A nossa jornada é semelhante a uma escada que se faz passo a passo. A construção das pirâmides faz-se degrau a degrau e só a prática do conhecimento vai tornar a nossa vida mais saudável e cheia de amor.
Flávia Melissa alerta para períodos de estagnação em que parece que nada de importante está acontecendo nem estamos absorvendo conteúdos novos. Verifica-se a necessidade de acomodação, de baixar a poeira por assim dizer, para sedimentar uma nova condição do ser. Mesmo quando nos sentimos como um deserto estéril, as sementes plantadas vão germinar e iremos mais tarde ou mais cedo, incorporar o que semeámos nas nossas vidas. 
Da mesma maneira, assim como se descasca uma cebola e avançamos da parte mais superficial para a mais profunda, há sempre novos lugares a conquistar dentro de nós e novas questões a explorar. 
Como sempre, tudo cabe dentro do guarda-chuva das nossas mentes. Sofremos com frequência por antecipação, somos excessivamente críticos e auto-exigentes, torturamos-nos com o que deveria ser e não é, julgamos-nos como o pior carrasco. 
Conhecer melhor o funcionamento das nossas mentes, o que nos agita, desestabiliza e acelera é uma boa forma de iniciarmos o processo infinito de despertar, de buscar mais clareza e sentido nas nossas vidas, ao mesmo tempo que aprendemos a manifestar e a tornar os nossos desejos, vontades e sonhos realidade.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla