A arte das listas

Dominique Loreau, a autora francesa desta obra, vive desde os anos 70 no Japão. Depois de "A arte da simplicidade" de 2005, lançou em 2007 "A arte das listas: Simplificar, organizar e enriquecer a sua vida". 
O livro defende que fazer listas é extremamente útil e importante para esquematizar o pensamento, dividir tarefas, lembrar itens ou momentos de que não nos devemos esquecer e conseguirmos liberdade interior. Loreau urge-nos a usar esta ferramenta para fazer um trabalho de crescimento pessoal profundo, quer seja para termos noção da nossa agenda (listas de compras, listas de prendas, listas de coisas a levar em viagem), quer seja das alturas de lazer. À semelhança do país onde vive agora, o Japão, Dominique Loreau defende um modo de vida simples, em que mais que o diário, as listas nos podem ajudar a descobrir o que é essencial para nós e do qual não devemos abdicar. Em poucos caracteres, as listas podem transportar-nos para uma memória em particular e contar a nossa história.
"A arte das listas" centra-se naquilo que é viver bem, na forma mais equilibrada de conciliar trabalho e lazer, escrevendo listas para facilitar os progressos que desejamos. Para Dominique Loreau, listas bem feitas, reflectem alguém que aprendeu a clarificar o espírito, a afinar os seus gostos e a enriquecer a sua vida interior.
De facto, numa sociedade materialista e de abundância revela-se cada vez mais premente cortar com excessos, limar arestas e discernirmos o fundamental; sob pena de andarmos à deriva sem distinguir o que realmente nos é importante. Saber anotar em listas pode ser uma maneira extremamente sucinta e eficaz de ir ao coração do que é realmente valioso, de gerir melhor o nosso tempo e ter uma noção real do que precisa de ser feito para estarmos ao nível que queremos estar na nossa vida familiar, num relacionamento amoroso, no desempenho profissional, etc.
Como tal, "A arte das listas" recomenda-nos a começar a fazer listas hoje e sem moderação sobre o que realmente importa: memórias, sonhos, aspectos a mudar... Qualquer item é passível de ser listado e ao ser escrito, de forma clara e simples, de tornar as nossas vidas mais significativas.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla