Transformar a vida numa obra de arte

À medida que vou vivendo mais e ganhando mais experiência posso dizer que vou reconhecendo algumas verdades fundamentais relativas à condição humana que aqui partilho convosco nas linhas seguintes.
Para tornar a vida numa obra de arte é preciso ter consciência de aspectos como o nosso corpo, a nossa identidade, o trabalho, a sociedade e o nosso crescimento a todos os níveis. 
Somos mais que uma amálgama de partes, o nosso corpo é uma tela que apesar de podermos querer melhorar (perder peso, remover estrias ou celulite, etc) é nosso e temos de aprender a aceitar o que não pode ser mudado e acarinhá-lo. A nossa imagem corporal é mais do que o nosso rosto e corpo, é feita de pensamentos e sentimentos. Pessoas com deformações faciais podem ter mais confiança corporal e melhor auto-estima que modelos ou actrizes consideradas lindíssimas pela sociedade.
Não somos meramente estáticos, somos seres muito complexos. O trabalho deve ser uma extensão da nossa identidade e não uma máscara onde nos escondemos ou um cabide para pendurar todos os nossos problemas.
Somos construções sociais e temos de nos dar permissão para ser, para sentir, para armarmos e respeitarmos a nós mesmos. No fundo, para obter conhecimento e crescer cada vez mais. A sociedade pode restringir a nossa identidade a meras caixas onde nos enquadrar mas podemos ser mais do que itens que se alinham com sinal de visto. Podemos contribuir para um mundo melhor com eficácia e ser úteis.
Devemos priorizar as necessidades, pensamentos, valores e desejos que não se calam, as que nos estruturam e são componentes essenciais da nossa vida. Se possível, devemos controlar as nossas expectativas para ter sempre em vista uma curva de aprendizagem.
O fracasso é uma parte integral da estrada para o sucesso. Nunca poderemos agradar a toda a gente pelo que é melhor começar por agradar a nós mesmos e fazer o que nos vai no coração.
É preciso ter autenticidade, confiança, determinação, e resiliência. A vida testa a nossa vitalidade e estado anímico constantemente. É bom ter objectivos, querer uma carreira que seja um legado e sonhar sem limites mas depois é preciso por os pés na terra, agir e realizar. É isso que separa os sonhadores dos que realizam e conseguir em prática depois de interiorizar é o teste que todos temos de passar e a maior gratificação de todas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla