Falar bem em público

Muitas pessoas desejam dominar a arte de falar bem em público e conseguir enfrentar o nervosismo, ansiedade e crises de confiança que surgem antes do momento de enfrentar uma audiência, seja de muitas ou de poucas pessoas. 
Há algumas técnicas que pode aprender de forma a aprender a encantar uma plateia com os seus discursos, à semelhança de grandes líderes e oradores mundiais. Aqui ficam algumas dessas ideias.
Primeiro que tudo seja você mesmo e tente ser a sua melhor versão. Para ser inspiradora, uma pessoa tem de ser genuína e fiel ao seu carácter, valores e experiências, o que transparece no modo como escolhe as palavras e estrutura o discurso. 
Ser articulado implica identificar e desenvolver a grande ideia do discurso. Se for demasiado complexa ou tiver vários níveis de interpretação, convém assegurar-se que torna a ideia clara e explícita para o público, apoiando-a de forma sólida com a sua argumentação.
Comunicar eficazmente implica usar por vezes de redundância, ou seja repetir frases ou ideias já anteriormente expressas para assegurar que os outros entendem perfeitamente a mensagem e se lembram do seu conteúdo. Usar de recursos retóricos que ficam na memória vai embutir de poder o seu discurso e torná-lo marcante. Por exemplo, encadeie três palavras ou frases de igual tamanho e poder crescente; use do mesmo padrão de palavra em rápida sucessão; justaponha ideias ou palavras contrastante,;recorra à aliteração (repetindo as mesmas consoantes do início de duas ou mais palavras) e utilize um imaginário feito de linguagem concreta que desperte a experiência sensorial.
Não tente soar como mais ninguém, faça os seus próprios discursos, reconheça palavras inspiradoras e saiba transformá-las nas suas.
Em termos específicos, procure conhecer a audiência (o que têm em comum, o que os divide, o que esperam de si), procure identificar os seus valores e desejos para que se possam identificar consigo e sentir-se influenciados ou inspirados a agir. 
Modelar ideias e comportamentos vem da capacidade de ser expressivo com as suas emoções e raciocínios. Não tente suprimir o que sente e esteja preparado para assumir qualquer erro que possa surgir. Estar bem preparado e pensar em todas as possibilidades irá ajudá-lo no momento de tomar a palavra.
Estima-se que cerca de 75% dos adultos sentem medo ou stress de falar em público. Focar-se nas pessoas que estão realmente atentas ao que está a dizer pode aumentar os seus níveis de confiança e fazer com que crie um elo com a plateia, assim como demonstrar ter sentido de humor.
É amplamente dito que a confiança vem do nosso interior, pelo que ninguém a pode criar por nós. Temos de agir, colocando-nos por vezes em situações desconfortáveis, para que possamos surgir do outro lado mais em paz connosco mesmos.
A última dica para falar bem em público, que de resto não surpreende ninguém, é praticar muito. Não se dê por derrotado à partida e invista tempo e esforço. À medida que ganha experiência vai adquirir mais auto-estima e ver resultados animadores que lhe darão vontade de apostar neste empreendimento e continuar em frente na prática de falar em público.

Imagem retirada de: http://www.sembrarpalabras.com.ar/2013/09/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

A história de Marla

As cicatrizes das famosas