GTD Fazer bem as coisas

"GTD Fazer bem as coisas- A arte de fazer acontecer" é um livro da autoria de David Allen, que trabalha há mais de vinte anos como consultor de gestão e coach de executivos.
Todos temos maneiras de nos organizarmos mas nunca é demais repensar estes assuntos para nos sentirmos mais no controlo das coisas do nosso dia-a-dia, diminuir o stress e aumentarmos a nossa produtividade.
Allen delineia cinco etapas para dominar o fluxo de trabalho: recolher coisas que chamam a nossa atenção; processar o seu significado e o que fazer com elas; organizar os resultados; rever as opções de escolha e por último, fazer. 
Para começar é preciso determinar o tempo, o espaço e as ferramentas que temos, a quantidade de assuntos que estão nas nossas mãos (se foram demasiados devemos aprender a delegar alguns), esvaziar os tabuleiros de entrada (onde se encontra a informação), determinar os locais correctos e manter todo o sistema funcional. 
Ao passar à prática e executar há que tomar as melhores decisões para o projecto que estamos a desenvolver e a acção o que implica olhar a curto, médio e longo prazo. 
Mudar os hábitos é um processo que pode ser moroso e complexo mas que com o tempo acabará por dar frutos. É importante manter a motivação constante, monitorizando o seu progresso. Faça listas quer no computador ou no papel para que possa separar claramente o que é prioritário do que não é tão urgente. 
Recolher, decidir a próxima acção (com base na recepção que está a ter e do próprio fluir do trabalho, entre outros factores) e focalizar-se no resultado são três pilares essenciais para um trabalho bem-sucedido. 
Alie os seus sonhos e visão a planos concertados, associe o seu conhecimento teórico à prática, divida projectos que parecem avalanches em tarefas menores e crie um espaço de trabalho funcional, confortável e suficientemente espaçoso e luminoso. Tenha uma mentalidade positiva que privilegie tanto os momentos de trabalho como os de lazer com a família e amigos. Ter a cabeça limpa significa estar aberto a tudo, ser como a água que contorna os obstáculos simplesmente por fluir. Seja flexível quando for preciso e não se sobrecarregue em vão. 
Deve encontrar um sistema de organização que funcione para si e não esquecer dos propósitos que a movem que serão conseguir uma mais qualidade de vida, trabalhar com mais harmonia de forma a aproveitar melhor os momentos de descanso.
Trata-se de encontrar um equilíbrio e de tomar o pulso à sua vida: ao que precisa de acontecer para potenciar o seu bem-estar e sobretudo não deixar as rédeas do seu destino nas mãos das outras pessoas. 
Só depende de nós a capacidade de conhecermos o que nos move, os nossos valores, como gostamos de trabalhar e de relaxar e o que nos faz felizes.
"GTD Fazer bem as coisas- A arte de fazer acontecer" é cheio de sugestões válidas mas o que de mais relevante retiro da obra é como é fundamental encontrarmos o nosso método pessoal de conseguir dar conta dos inúmeros recados quotidianos e de sentirmos gratificação ao longo do processo.
Tente fazer bem as coisas mas viva-as ao seu ritmo, estruture-se como achar correcto, absorva as sugestões deste livro com que mais se identificar e celebre cada conquista porque independentemente de sermos executivos de topo, funcionários públicos ou o que for, somos pessoas que querem alcançar mais e por isso lutam.
Num mundo em que se adoramos a estética e esquecemos muitas vezes o conteúdo e em que as frustrações se mascaram muitas vezes com sorrisos pouco sinceros, olharmos no espelho e sentirmos um pouco mais de realização a cada dia que passa é a maior das vitórias.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla