Sim, podes ser feliz

"Sim, podes ser feliz aconteça o que acontecer" (no original You can be happy no matter what: Five principles for keeping life in perspective) é um livro de auto-ajuda do escritor, psicoterapeuta e orador motivacional norte-americano Richard Carlson (1961-2006). 
Encontrando-se ou não mérito neste tipo de leituras, este é um livro numa linguagem muito simples e acessível, que fornece insights interessantes sobre o que nos pode levar a ter vidas mais felizes.
Estabelece distinção entre pensamento (uma função voluntária sendo que a nossa capacidade de pensar cria a nossa experiência psicológica da vida) e estados de espírito. Estes últimos vêm na sequência da nossa própria compreensão do facto de que pensar produz variações de um momento para o outro. Os sentimentos e as emoções, segundo Carlson, constituem um mecanismo interior de biorretroalimentação que nos permite saber como nos comportamos do ponto de vista psicológico. O autor introduz ainda o conceito de realidades psicológicas separadas em que,  por pensarmos de maneiras diferentes, cada ser humano vive uma realidade psicológica separada ou individual. 
É necessário aprendermos a integrar-nos no momento presente, conscientes dos nossos sentimentos, vivendo com "máxima eficiência, sem permitir que os pensamentos negativos nos perturbem". O momento presente pode ser assim de felicidade e de paz interior.
Ter em atenção aos seus padrões, aos hábitos e ao stress e por a vida em perspectiva de forma a resolver problemas são outros dos pontos fortes deste livro, que nos indica que a felicidade pode ser o nosso estado natural independentemente das nossas circunstâncias e que devemos usar a nossa consciência para nos colocarmos no caminho certo para uma vida plena, satisfatória e equilibrada, feita de relações com os outros com significado e tempo vivido com qualidade.
Não existem condições que têm de ser obrigatoriamente realizadas para sermos felizes, podemos desfrutar de felicidade exactamente da maneira como somos: aqui e agora.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

A história de Marla

As cicatrizes das famosas