Sete singles que marcaram transições artísticas

Ariana Grande, Luciana Abreu, Michelle Branch, Julia Michaels, Miley Cyrus, Camila Cabello e Rita Ora são sete jovens mulheres poderosas do mundo da música detentoras de carreiras multifacetadas e que não mostram sinais de abrandar.
Passamos em revista singles emblemáticos de cada uma delas, explicando o seu processo de composição musical e lírico de forma a ilustrar as suas transições artísticas.



A canção "Problem" de Ariana Grande com Iggy Azalea marcou uma viragem na carreira da cantora norte americana de ascendência italiana e foi o primeiro avanço do segundo álbum de estúdio "My everything". Foi composta por Savan Kotecha, Ilya e Max Martin e produzida por estes dois últimos com Sellback. É uma faixa de uptempo de dança pop com influências de música r&b.  A melodia é baseada em bateria, saxofone e trompetas. Ariana fala que "Problem" é sobre ter medo de voltar a uma relação que correu mal mas que tu continuas a querer mais do que qualquer coisa. Esteticamente, a capa do single apresenta Ariana Grande de cabelos longos e soltos, com umas botas de cano alto brancas, com o braço apoiado numa mesa.


"Dói demais" foi um single lançado em 2015 pela cantora portuguesa Luciana Abreu, que marcou uma diferente fase na sua vida artística depois de anos de sucesso como actriz de novelas (como "Floribella") e apresentadora televisiva (Lucy). No clipe da canção Luciana surpreende ao aparecer como boneca de cabelo rosa e canta sobre um amor que deu errado e de já se ter habituado à dor extrema. Luciana Abreu é mãe de duas filhas, Lyonce e Lyanni da relação anterior com Yannick Djaló e acaba de lançar o primeiro àlbum a solo de título homónimo que inclui o sucesso "Tu e eu" com Daniel Santacruz.


"Best you ever" foi dos primeiros avanços do novo álbum de estúdio de Michelle Branch "Hopeless romantic" e composto pela própria com Patrick Carney, Gus Seyffert, Amy Huney e Harlan Silverman. A música marca o lançamento de terceiro disco a solo de Michelle, depois de Hotel Papel de 2003 e apresenta uma sonoridade mais minimalista e de rock alternativo. A capa do single, em tons de cor-de-rosa apela à moda dos anos 50 ou 70, com destaque para os olhos e longos cabelos escuros da artista que parece olhar atentamente o público para qual finalmente regressou.


"Issues" é uma canção da cantora e compositora norte-americana Julia Michaels extraída do seu EP "Nervous System" e composta por Julia em parceria com Justin Tranter e os produtores da canção Benny Blanco e Stargate (um duo norueguês composto por Tor Erik Hermansen e Mikeel Storleer Eriksen). Líricamente confessional, de batidas suaves, Julia descreve-a como uma ode crua às suas próprias ansiedades. Ela canta sobre ser ciumenta e zelosa demais, por ficar demasiado em baixo ou em alta, por ficar zangada, amar e deixar alguém com a mesma facilidade; no fundo, sentimentos universais com que as pessoas se podem justificar, o que justifica em parte a grande aceitação que o single tem tido.



"Malibu" é o primeiro single extraído do novo e sexto álbum de Miley Cyrus, ainda por estrear. A capa do single, fotografada pelo noivo da cantora e actriz norte americana, Liam Hemsworth, revela uma Miley mais calma e em comunhão com a natureza, depois da agitada e polémica era do disco anterior, "Bangerz". A artista mostra-se feliz e saudável, tendo mesmo declarado que deixou recentemente de fumar cannabis. A canção, que tem o nome da cidade em frente à praia no noroeste de Los Angeles, California, versa sobre o contentamento com as coisas simples da vida e a felicidade do amorl. De sonoridade pop rock ou indie rock e composta pela própria Miley com Oren Yoel, "Malibu" é, na sua essência, sobre ultrapassar as inseguranças e ter uma vida mais autêntica, fiel a si mesma.



"Crying in the club" é single de estreia a solo da cantora ameriana de ascendência cubana Camila Cabello, ex integrante do grupo Fifth Harmony. Foi lançada a 19 de Maio deste ano e é o primeiro avanço do seu álbum a sair no Outono "The hurting. The healing. The loving." A canção foi composta por Camila e Sia e é uma canção pop mid tempo e de dança e tem sample do sucesso de Christina Aguilera "Genie in a bottle". Fala dos poderes curativos da música e da dança, da recuperação de um coração partido e em suma, de resiliência.


Escrita por Ed Sheeran e Steve Mac "Your song" é o primeiro single do segundo àlbum da cantora britânica de ascendência albanesa Rita Ora e tem um padrão rítmico dançante e distintivo. A nível lírico fala da sensação intoxicante do amor, desde o beijo ao toque, passando pela vontade de não querer mais ouvir canções de tristeza e raiva e optar só por aquela que nos recorde o quanto estamos apaixonadas. "Your song" é uma proposta contagiante de Rita Ora que nos enche de boa disposição e de leveza.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

A história de Marla

As cicatrizes das famosas