Dia Mundial da Criança

A 30 de Março de 1996, quando andava no 3º ano da escola primária e contava oito anos de idade tivemos de escrever uma redacção sobre ser criança. Agora que tenho 29 anos e já sou adulta partilho com vocês o que escrevi nessa altura:

"Sou criança"

Sou criança e tenho os meus direitos. Tenho um nome, um país e tenho o carinho dos meus pais. Brinco e tenho uma alimentação muito completa. Se eu fosse deficiente tinha direito a tratamentos especiais. Tenho educação e estudo e brinco.
Sou muito feliz porque sou uma criança com os seus direitos. Sou muito alegre e não sou racista, todos devem respeitar um preto ou amarelo ou chinês. Nós crianças somos todos iguais não importa a raça.
Eu gosto de ser criança e de desenvolver as minhas capacidades sociais e intelectuais. Também sei que tenho dez direitos e também sei quais são.
Eu gosto de ser criança e gosto também quando é o meu dia, o Dia Mundial da Criança.

Cada vez mais penso que ser criança é tão simples e complexo quando isso: ver os seus direitos respeitados, ter família, saúde, um lar, educação e cumprir com os seus deveres que incluem estudar e ser bem comportada.
A liberdade para pensar e sonhar, para dar as mãos aos outros sem preconceitos e pruridos começa na infância. Este é o alicerce, a terra em que as sementes são plantadas para dar origem à planta, à construção que é a nossa vida. Amemos as nossas crianças mais do que nunca e não nos esqueçamos também de alimentar a criança que existe dentro de nós, a que apenas quer ser respeitada e feliz.

Imagem retirada de: http://weknowyourdreams.com/child.html

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

A história de Marla

As cicatrizes das famosas