Passageiros, Clarice Lispector & Lea Michele


Filme: "Passageiros" (2016)_ Realizado por Mortem Tyldum este é um filme norte-americano que mistura ficção científica com thriller e romance, numa atmosfera de ritmo rápido e envolvente. Com os excelentes desempenhos de Chris Pratt e Jennifer Lawrence, a película transporta-nos para a nave Avalon que leva 5000 colonos para o planeta Homestead II. Os passageiros estão em estado de hibernação uma vez que a viagem demorará 120 anos. No entanto, um passageiro, o engenheiro mecânico Jim Preston, desperta subitamente. Depois de um ano sem nenhuma companhia na nave para além do empregado de bar androide Arthur e no limite de desespero, Jim tem conhecimento de outra passageira, a escritora Aurora Lane, que decide despertar também do estado de hibernação. O que se segue é uma cadeia de acontecimentos vertiginosos, em que tentam descobrir porque o sistema da nave está a falhar ao mesmo tempo que o amor fala mais alto. "Passageiros" acaba por ser uma metáfora para a vida de todos nós, para que saibamos aproveitar bem a viagem enquanto se desenrola, saboreando o presente de alma e coração.

  
Livro: "Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres" (1969) de Clarice Lispector_ Sexto romance da célebre escritora naturalizada brasileira Clarice Lispector, acompanha o desenvolvimento da relação amorosa entre a professora primária Lóri e Ulisses, um professor de Filosofia. A análise psicológica densa, a auto-descoberta e o processo de aprendizagem da identidade, da vida e do amor são marcas desta obra que extravasa o anseio e espera romântica, para revelar uma intensa preparação e renovação interior. A passagem do tempo ajuda Lóri a entender-se melhor a si própria e o que pretende do seu relacionamento com Ulisses. O estilo do livro é inusitado uma vez que começa com uma vírgula, o que segundo críticos literários indica que deve ser lido como continuação de outras obras da autora, especialmente de "A paixão segundo G. H." que termina com dois pontos. "Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres" é um livro bonito, mágico e potencialmente transformador na medida que toca magistralmente em tudo que realmente é determinante na condição humana.


Música: Lea Michele "Places" (2017)_ Segundo álbum da actriz, cantora e escritora norte-americana Lea Michele, depois de "Louder" de 2014, que se destacou pelo single "Cannonball". O título do disco é originário da Broadway, onde Lea actuou desde a infância em produções como "Les Misérables","Ragtime" e "Spring Awakening", sendo que antes de começar o espectáculo grita-se: places (que significa em português, aos seus lugares). Quanto ao som do trabalho, Lea Michele afirmou que se afasta um pouco do pop contemporâneo para voltar às suas raízes musicais, que estão no teatro. Inspirada por grandes vocalistas como Céline Dion e Barbra Streisand, a cantora mostra toda a sua potência vocal em faixas emocionantes e poderosas. "Agora acho que é tão importante para mim neste ponto da minha vida abraçar  as partes do meu som e aspecto e a minha arte deve ser verdadeira a quem eu sou e de onde venho. Eu venho da Broadway e venho de Nova Iorque" refere Lea que apela este álbum de incrivelmente pessoal e específico para exactamente o que queria que ele fosse. Os temas das canções são variados como os sentimentos, a força interior e a fé para tornar os sonhos realidade. De salientar "Love is alive", "Proud", "Run to you", "Anything's possible" e "Tornado". 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla