Pieces of April, Ángela Becerra & Mary N

Filme: "Pieces of April" (2003)_ Há muito tempo que queria ver esta película escrita e realizada por Peter Hedges com interpretações tocantes de Katie Holmes, Derek Luke, Oliver Platt, Patricia Clarkson, entre outros, e não fiquei de forma nenhuma desiludida. A história é fascinante e apelativa na sua simplicidade. A personagem principal, April, prepara o jantar do Dia de Acção de Graças para a sua família, que vêm visitá-la ao pobre bairro novo iorquino onde vive com o namorado afro-americano, Bobby. O seu forno avaria e April decide pedir ajuda aos vizinhos porque não quer fracassar mais uma vez nos seus planos. A relação disfuncional e conturbada entre ela e os familiares é revelada na viagem que estes fazem desde a Pensilvânia. Ficamos sabemos que April era a filha rebelde, uma espécie de ovelha negra, ficando a pairar a questão: terá ela mudado e o que irá acontecer? É esta a questão que nos colocamos ao longo deste filme encantador, que prima pela inteligência com que aborda temas delicados das relações humanas.



Livro: "O que falta ao tempo" de Ángela Becerra (2007)_ Depois de ter lido "O penúltimo sonho" há alguns anos tinha muita vontade de vontade de voltar a ler algo desta escritora colombiana, a mais lida no seu país depois de Gabriel García Marquez. A obra conta-nos a história da jovem pintora Mazarine que vive sozinha em Paris depois da morte dos pais. A rapariga procura o célebre pintor Cádiz, oferecendo-se como aprender. Este, envelhecido e cansado encontra-se com a inspiração estagnada há algum tempo, que é rapidamente reavivada pelo talento e personalidade arrebatada de Mazarine. O que se segue é uma vertigem de emoções fortes, uma paixão proibida entre o pintor casado e a aluna e uma estranha personagem que a persegue por causa de um antigo medalhão que usa ao pescoço. Mesmo não concordando com determinadas acções das personagens, esta é uma história que nos prende do primeiro ao último segundo, mérito absoluto da sua autora.
A essência do livro é a tentativa de equilíbrio numa vida em que a dualidade entre amor e ódio, vida e morte, razão e emoção, por exemplo, são uma constante, envolvidos num véu de paradoxos e desejos que encerram toda a história. "O que falta ao tempo" mostra toda a originalidade e talento de Àngela Becerra, consagrando-a a meu ver como uma das melhores escritoras da actualidade.



Música: Mary N "Patience" (2017)_ Mary N é uma cantora, compositora e multi instrumentista portuguesa que lança agora o seu fantástico álbum de estreia intitulado "Patience". Nascida a 21 de Abril de 1995, elege como instrumento de eleição a guitarra e vê as músicas que cria como uma forma de expressar sentimentos e o que lhe vai na alma. As canções falam de experiências de vida e estados de espírito como a inquietação e tristeza, sem esquecer o optimismo e esperança. A nível sonoro, as melodias são contagiantes, de um rock triunfante e quase sempre enérgico. Destaque para as faixas "Where R U", "Reality", "Don't wanna hear you" (com o rapper português D8), "Runaway" e "Let me go".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

A história de Marla

As cicatrizes das famosas