Heart, table, anjo


Filme: "The normal heart" (2014)_ Uma película para o canal de televisão HBO dirigida por Ryan Murphy que nos conta o surgimento do vírus da SIDA na cidade de Nova Iorque entre os anos de 1981 e 1984. Com excelentes interpretações de Mark Ruffalo (no papel do escritor e activista gay Ned Weeks), Alfred Molina como Ben Weeks, seu irmão, Matt Bomer encarna o parceiro de Ned, Felix Turner (pelo qual ganhou um Globo de Ouro de melhor actor secundário). "The normal heart" conta ainda com a excelente prestação de Julia Roberts como a médica paralítica,Emma Brookner. Ned faz parte de um proeminente grupo de advocacia da SIDA.
O escritor é impulsivo e até agressivo na defesa dos direitos dos homossexuais e na pesquisa do que causa o vírus da SIDA, levado por um sentimento de urgência absoluta enquanto os colegas adoptam uma estratégia mais calma e diplomática para contornar as inúmeras burocracias com que se defrontam, o que causa muitas discussões no seio da organização. 
Aclamado pelos críticos, este é um filme com uma mensagem forte de amor, de luta contra a doença e de defesa dos direitos de todos os seres humanos independentemente da sua orientação sexual, sem qualquer tipo de discriminação. É o retrato de uma sociedade em ebulição, de um vírus com efeitos devastadores e da resiliência humana diante de uma adversidade desconhecida e assustadora, que tantas vidas levou e continua infelizmente a levar pelo mundo fora.


Música: Solange "A seat at the table" (2016)_ Este é o terceiro álbum da carreira de Solange, que se afirma definitivamente como mais que a irmã mais nova de Beyoncé. Com uma variedade de colaboradores e interlúdios inspiradores, o disco fala de racismo, orgulho negro, raiva, desespero e empoderamento, entre outros. Lauryn Hill e D' Angelo, Kayne West, Tweet e Minnie Riperton foram alguns dos artistas que inspiraram Solange no processo de criação do projecto que começou em 2008. Este é corpo de trabalho coeso, de uma sonoridade envolvente e belíssima, do qual se destacam as faixas "Cranes in the sky", "Don't touch my hair", "Weary", "Mad" e "Where do we go".
Bem recebido pela crítica (Solange está nomeada para um prémio Grammy) e pelo público (estreou no número um da tabela Billboard), "A seat on the table" prova que há lugar para Solange na mesa musical mundial.



Livro: "A queda dum anjo"(1866) de Camilo Castelo Branco_ Numa altura em que a política está mais do que nunca na ordem do dia, esta obra mantém a sua pertinência e actualidade pela sátira que faz de um homem que se deixa corromper pelos costumes. Calisto Elói e Benevides de Barbuda é o anjo do título do romance, morgado de Agra de Freimas, um fidalgo conservador de Trás-os-Montes que se desloca da província para Lisboa, ao ser eleito deputado. 
Camilo traça uma caricatura da vida política da sociedade portuguesa do seu tempo e do desvirtuamento dos valores do Portugal antigo a favor do luxo e do prazer. Se era anteriormente um marido devoto de uma aldeã ingénua e austera, Teodora, Calisto perde-se de amores por uma prima afastada, Ifigénia, o que assinala a parte da escola literária do ultra-romantismo de Camilo Castelo Branco. Calisto muda ainda as lealdades políticas, do partido miguelista para o liberal.
Assim como "Amor de perdição", esta é uma obra que vale a pena ler e dela retirar ensinamentos valiosos sobre o momento presente que vivemos. 
Descrita como sendo uma opereta à portuguesa, "A queda dum anjo" é essencial para perceber o nosso país e a evolução das suas gentes ao longo do tempo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla