Estratégias de visualização Parte I

Programar a mente para ser bem-sucedido é uma das ferramentas para obter o que deseja, através de exercícios que lhe permitem criar uma imagem nítida no seu cérebro: a visualização.
Acrescentar pormenores, intensidade e cores a uma cena mental é uma tarefa criativa, pela qual envia ao seu subconsciente imagens de qualidade que vão certamente melhorar o seu bem-estar e realidade actual. 
Através de estratégias simples poderá tornar mais forte a ligação entre o seu lado consciente e o inconsciente, uma vez que a nível cerebral processamos melhor imagens que pensamentos.
Os exercícios para o cérebro são denominados de neuróbica e fortalecem a rede neuronal, a concentração e a memória. 
A programação mental funciona de forma análoga à programação de um computador. É preciso ter um bom programa, dominar a sua linguagem e instalá-lo no aparelho. A linguagem do cérebro são as imagens. Através do treino pode usa-las para mudar a sua realidade de forma criativa e potencialmente gratificante.
Para começar é preciso ter os sentidos alerta, aperfeiçoar a sua capacidade de assimilação, concentração e percepção. Aprenda a filtrar o conteúdo que lhe surja na mente, deixando de lago as imagens negativas que como sabemos têm uma carga tão pesada a nível de espaço que ocupam, tempo e teor emocional que acarretam.As estratégias de visualização permitem-lhe controlar as emoções negativas e reduzir a ansiedade, ao tornar-lhe familiar com certos cenários.
A visualização será mais eficaz se for seguida da imitação da situação que conseguiu edificar mentalmente. Por exemplo, pode ver-se a sorrir, sentindo-se segura e tranquila em relação a sua vida presente. Porque não começar de imediato a distribuir sorrisos? Afinal, esta é a curva mais bonita do corpo de qualquer pessoa.
Imagine com detalhe uma situação mais complicada de forma a estar preparada quando esta acontecer. Irá reduzir as suas probabilidades de errar, de não se sentir preparada ou à altura. 
Do mesmo modo em que pode aperfeiçoar o seu desempenho num desporto ao conceber filmes mentais (à semelhança de uma película com existência real) pode motivar-se para a vida em geral,que em tudo se assemelha a um desporto de alta competição. Basta fazer um filme pessoal com os seus melhores momentos, os mais felizes, mais transformadores e marcantes, aqueles que lhe aquecem o coração e o estimulam a seguir em frente. Vai sentir-se logo com mais energia, vitalidade e boa disposição para enfrentar qualquer problema que surja no seu caminho.
Imagine-se como um corpo que é como uma máquina bem oleada e uma alma talentosa, carismática e poderosa. Na vida real, a ferramenta da visualização aumenta a confiança e força com resultados eficazes, não só no desporto mas no quotidiano ajudando em situações complicadas, apresentações públicas, entre outras.
A visualização é uma técnica usada com sucesso por cirurgiões, executivos ou músicos. A experiência real e acções imaginadas funcionam, segundo as últimas pesquisas científicas, de forma similar. Ao imaginar-se a praticar um movimento pode melhorar a sua performance real, uma vez que na visualização usa as mesmas redes neuronais, células do nervo que ligam o que o corpo faz aos impulsos do cérebro que a controlam.
Treinos mentais estimulam também o sistema nervoso simpático, que governa a resposta luta ou fuga, aumenta os batimentos cardíacos, a respiração e a pressão arterial. O sistema nervoso age assim da mesma maneira de que se estivesse a executar a acção física. Imaginar um cenário mantém-nos mais calmos e focados e diminuiu sintomas de stress como batimentos cardíacos acelerados ou hormonas de stress.
Pratique da mesma forma que se prepararia para uma corrida. Se gosta de escrever, não hesite em registar por escrito os seus objectivos e como estes se podem desenrolar. 
Melhore o seu potencial ao utilizar todos os seus sentidos, como a audição, sentido, olfacto que tornam a imagem mental o mais realista possível. Em suma, seja protagonista do seu filme e não o espectador, deixe-se fundir na acção e pratique a visualização diariamente para dela retirar os maiores benefícios possíveis.


Imagem retirada de: https://freeenglishlessonplans.com/2016/02/07/mind-boggling-expressions-with-mind

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla