"... além da sala de espera"



O documentário "... além da sala de espera" de José Paulo Santos, disponível gratuitamente na plataforma youtube, mostra-nos um casal de eremitas que abdicaram da vida em sociedade pelo sossego do recolhimento, por uma filosofia de vida simples baseada na riqueza interior, espiritual. O materialismo é negado e o capitalismo é visto como apenas um negócio que se depreende que nivela por baixo num sistema de mediocridade, rebaixamento e inferioridade.
Ao longo dos 28 minutos de duração da película vemos o casal focado em actividades de subsistência diária como arar os campos, rachar lenha, moer a farinha para fazer o pão e a fazer massa e outros alimentos de forma totalmente natural.Também testemunhamos momentos de cumplicidade e ternura do casal que embutem este trabalho de grande significado.
O protagonista do documentário, Feliz é um homem carismático que diz acordar todos os dias a pensar em ouro e Deus. O ouro em causa não é o metal valioso, é o ouro da terra em que trabalha diariamente, que o ocupa e realiza. A sua mulher, Maria, revela interesse pela cura através de plantas medicinais e acredita que muitos dos alimentos comprados em supermercado, pela quantidade de químicos que contém, provocam cancro.
O que Feliz faz é a apologia da vida centrada no que é essencial, na arte, no conhecimento, com a ruptura com o consumo e individualidade desmesurada que caracterizam os dias de hoje. É ao serviço deste ideal que vivem todos os dias, numa visão mística e criadora, em comunhão com a natureza, na linguagem em que é suposto estarmos em contacto com o nosso verdadeiro ser. 
Para Feliz a sala de espera é um local onde se encontram todos os que ainda estão num plano de tormento e fome anímica, que ainda não acederam a uma forma de viver para além de preocupações desnecessárias. Fica subentendido que quando se deixa de viver para satisfazer necessidades supérfluas, o tempo é aproveitado de outra forma, o vazio é preenchido com a integridade do amor, do trabalho, do que sabemos ser real.
Este belíssimo filme documental mostra um olhar singular e uma sensibilidade rara para uma problemática muitas vezes mal entendida ou vista com perplexidade e ajuda-nos a entender melhor o que move as pessoas que optam pela eremitagem e de que modo podem ter uma visão mais humanista e ampla do mundo que nos rodeia. 
O documentário "... além da sala de espera" esteve presente em onze Festivais Internacionais de Cinema, conquistou um voto de louvor atribuído pelo município de Vila Real e dois prémios pela realização e produção: Menção Honrosa na categoria de Vida Humana no ART & TUR- International Tourism Film Festival no Porto e Certificado de Excelência no 4th Delhi International Film Festival na Índia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla