Barbarella, Pense como um artista, Halsey



Filme: "Barbarella" (1968)_ Este é um filme de ficção-científica dirigido por Roger Vadim, baseado na banda desenhada francesa homónima e protagonizado pela mundialmente celebrada Jane Fonda. Passa-se no século 41, em que a personagem título Barbarela, uma representante do Governo da Terra Unida é enviada numa missão especial para localizar o cientista Durand Durand, que tem na sua posse raios positrónicos que podem acabar com a Humanidade.
A película tornou-se popular desde que foi lançada pelos visuais fortes e bela cinematografia, a história simples mas bem-humorada com referências culturais à estética dos filmes camp, a apologia do amor, da liberdade, do fim da guerra e de todas as formas de violência e claro, da sexualidade feminina forte, magnética e incontrita encarnada por Jane Fonda. Um filme a não perder.


Livro: "Pense como um artista" (2015)_ Neste pequeno manual de comportamento, o editor de artes da BBC, Will Gompertz desvenda práticas comuns a grandes figuras do panorama artístico desde a pintura, representação, música, escrita, etc. Partindo da historia de arte, o autor fala de forma inspiradora de nomes como Picasso, Marina Abramovic, Andy Warhol, Bridget Riley e Van Gogh e destaca a sua persistência e autoconfiança no momento de fazerem sucessivas experiências no seu trabalho, darem o melhor de si na sua arte e a revolucionarem. Anos de tentativas para encontrar uma voz artística nunca são um fracasso segundo Gompertz, são a estrada para chegar onde é suposto, com o nosso talento e sobretudo com o nosso esforço.
Alimentar a curiosidade, pensar no contexto mais amplo e no detalhe mínimo, ser empreendedor e não ter medo de errar são algumas das máximas de Gompertz. Também nos aconselha a nivelar as expectativas partindo do exemplo de Picasso, considerado hoje em dia um génio da pintura mas que no final da adolescência ainda imitava o trabalho dos seus pares, o que ficou patente na exposição "Becoming Picasso". Por vezes é necessário roubar no ramo artístico para se vir a criar algo original.
Pensar e fazer diferente, ser corajoso e apaixonado pela sua arte são outros dos traços apontados para se vir a ter sucesso como criador. 
Este é um livro de leitura simples, leve mas com ensinamentos muito elucidativos feitos para motivar qualquer pessoa a sair um pouco da zona do conforto e pensar fora da caixa, de modo a ser pelo menos um pouco mais criativo.


Música: Halsey "Badlands" (2015)_ Este é o disco de estreia da cantora e compositora norte-americana de 22 anos, Halsey mais conhecida pelo dueto "Closer" com os Chainsmokers. Aqui a artista brilha em nome próprio, num registo que mistura o pop e o indie, com melodias notáveis que dão realce ao seu timbre característico e letras honestas e dotadas de muita emotividade. 
Halsey descreve o seu conteúdo musical como tendo  "uma quantidade saudável de vulnerabilidade" e "uma sensação de consciência e autenticidade". Destaque para o tema de abertura "Castle", a beleza de "Gasoline", "New Americana", "Colors" e "Ghost".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla