Parasitas dos cães

O assunto já foi tratado em parte em posts anteriores deste blog mas nunca é demais frisar a necessidade de manter o seu cão protegido, por dentro e por fora, contra parasitas que podem minar a saúde do seu amigo de quatro patas.
As lombrigas têm a prevalência até 30% nos cães adultos e até 70% nos cachorros. Os cães infestados espalham ovos de lombriga através das vezes. Outros cães podem ingerir estes ovos ao farejar ou lamber solo ou objectos contaminados. Os humanos também podem ficar infestados, o que pode gerar problemas graves de saúde.
Os ancilostomas têm prevalência até 30% nos nossos animais de estimação. As larvas eclodem a partir de ovos (deixados no ambiente pelas fezes dos cães), vivem no solo e infestam os cães furando a pele ou por ingestão acidental. Os humanos também podem ser infectados por estes parasitas.
Os tricuídeos são frequentes de 1,2 a 30% dos cães. O cão pode ficar infestado ao engolir ovos que tenham contaminado o chão ou outras superfícies. Isto pode acontecer sempre que o cão fareja o chão, come ervas, rói paus ou outros objectos que tenham entrado em contacto com o solo. 
As dirofilárias vivem no coração e no coração dos grandes vasos sanguíneos dos pulmões. Na sua forma adulta podem afectar o fluxo sanguíneo e causar insuficiência cardíaca. São um risco emergente em todos os países europeus.
As pulgas são os parasitas externos mais predominantes e constituem um problema durante todo o ano. Pulgas que tenham chegado ao estado adulto têm de ser eliminadas antes que comecem a por mais ovos. Podem ainda infestar os seres humanos e transmitir ténias e várias doenças ao seu animal. 
As carraças são o segundo tipo de parasita externo mais comum e são abundantes da Primavera ao Outono sendo que devido às alterações climáticas a sua presença está a aumentar. São os parasitas que mais transmitem doenças aos animais de estimação que também podem ser transmitidas aos seres humanos.
Os parasitas podem ter uma rica vida, por fora e por dentro do seu cão, mantendo-se sempre completamente invisíveis. Para além dos problemas relacionados com as pulgas e carraças, os cães também transportam parasitas intestinais que podem ser um risco para os seus donos.
No caso de uma pessoa ingerir acidentalmente um ovo de parasita, este pode desenvolver uma larva no corpo humano e provocar problemas graves. Para evitar infestações em humanos, principalmente nas crianças, é muito importante fazer a desparasitação regular dos animais. 

Imagem retirada de: www.petsandparasites.org

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla