O activismo de Shailene

Mais conhecida por filmes como "Os descendentes, "Divergente" e "A culpa é das estrelas", a actriz norte-americana Shailene Woodley foi notícia a 10 de Outubro por outras razões. Activista nas causas ambientais, foi presa ao participar num protesto no estado do Dakota do Norte, contra a construção de um oleoduto que ia passar por terras indígenas e poderia contaminar o rio Missouri e rios Cannon Ball. Estima-se que a sua prisão tenha sido transmitida ao vivo para 40 mil pessoas através da rede social Facebook.
Shailene disse que seguia para o seu carro pacatamente quando a agarraram pelo casaco e disseram que não tinha permissão para continuar, levando-a sob custódia depois de sair de uma propriedade particular.
A partir de Julho deste ano Shailene tinha começado a partilhar fotos e vídeos relacionados à luta da tribo sioux Pedra Ereta contra a empresa Energy Transfer Partners. 
A organização da actriz, Up to us, uniu-se à Standing Rock para criar uma t-shirt a protestar contra o oleoduto a ser construído em Dakota do Norte, que no seu entender é uma ameaça séria ao abastecimento de água das tribo nativo-americanas e aos 18 milhões de residentes que vivem ao longo do seu curso. Este oleoduto seria o primeiro a levar xiisto directamente de Bakken a refinarias da Costa do Golfo dos Estados Unidos e é um projeto orçado em 3,7 biliões de dólares.
Os lucros da venda da t-shirt de Shailene Woodley revertem integralmente para causas ambientais  "Esta luta é a luta por toda a nossa terra, águas e futuras. Junta-te a mim ao adquirir esta t-shirt, envolvendo-te e tornando-te um protector da água... por todos nós" apela Shailene Woodley no site da campanha. "Em Lakota, dizem "Mni Wiconi", que significa "Água é vida". Quando compras esta t-shirt, não estás apenas a mostrar ao mundo que exiges mudança para proteger as nossas águas mas também estás a ajudar a financiar a Up to us. Eles dedicam-se a organizar, educar e activar comunidades em como se tornarem líderes que estão dispostos a insurgir-se face às adversidades e pedir mudanças dinâmicas para criar um mundo que funcione para todos nós", conclui o site.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla