"De mim para mim" de Carolina Tendon


Carolina Tendon  era uma jovem talentosa que o mundo perdeu cedo demais aos 22 anos, vítima de uma embolia pulmonar. 
Nascida em Portimão a 21 de Junho de 1991 é descrita pela irmão Susana como sendo de "uma forte personalidade e objectivos bem definidos" bem como "uma criança alegre e muito responsável, uma aluna exemplar e um exemplo de vida". Apaixonada desde cedo pela escrita, os animais e a dança, Carolina era finalista do curso de Medicina Veterinária em Évora quando faleceu a 10 de Fevereiro de 2014. 
Escreveu o primeiro texto aos 10 anos de idade, deixando surpreendidos todos os que o leram com as suas palavras. Dona de frases emblemáticas como "Ponham sentido em tudo o que fazem", o livro "De mim para mim" lançado pouco depois da sua morte mostra a evolução da sua escrita, as suas emoções e a sabedoria contida em tão tenra idade, que segundo a própria pretendia inspirar a vida dos que lessem a sua obra.
"De mim para mim" reúne assim cronologicamente os textos escritos por Carolina e foi apresentado oficialmente pelo namorado, Pedro Pinto que referiu "Eu sabia que este livro iria existir. Só nunca pensei que fosse tão cedo". A qualidade da escrita, na sua maioria em poemas, é por demais evidente e límpida, marcando a  voz singular de Carolina Tendon no panorama das letras portuguesas.
"A vida está cansada de tanto a pisares. Está gasta dos que procuram a sua riqueza nela. E carece do nutriente de quem a estima" escreve Carolina no texto "Cansaço do mundo". "O Mundo que me constitui não é o conjunto de coisas que possuo, mas sim o conjunto de experiências que colho a partir delas em contacto com o Mundo" é outra das suas considerações.
A intensidade com que Carolina Tendon vivia pode sentir-se nos textos  "Dar tudo agora, dar tudo depois, dar tudo sempre! É a isso que se chama VIVER! É esse o sentido onde tudo começa e acaba, porque nada mais é que a minha VIDA. Daquela vida a que se chama paixão!" e "Mais importante do que o que escreves sobre a pele é o que gravas na tua mente".
"Experimentem mudar o vosso dia. Não deixem de viver! Porque viver não é trabalhar, comer e dormir, mas sim sermos orgânicos e fieis à nossa natureza, ao nosso 'ethos'", aconselhou. Na contra-capa temos outra bela citação de Carolina "Deixei de andar pelos campos mas passei a bailar no céu".
Se a morte continua a ser o mistério primordial da vida, de uma coisa temos a certeza: Carolina Tendon continuará a inspirar e a iluminar com o seu livro "De mim para mim" todos aqueles que tiverem contacto com as suas palavras.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla