Arrume a sua casa arrume a sua vida

Best seller com mais de dois milhões de exemplares vendidos, "Arrume a sua vida arrume a sua vida" de Marie Kondo revela-nos a magia do método japonês para organizarmos o nosso espaço e com isso transformarmos toda a nossa vida. O método de Kondo não podia ser mais simples e pode ser definido em alguns traços gerais. Primeiro que tudo, deitar fora tudo o que estiver apenas a atulhar a nossa casa e não nos inspirar alegria, o que se aplica a roupas, livros, papeis e qualquer outro tipo de objectos. A autora pede-nos para arrumar a casa de uma só penada; arrumar por categoria (roupa, livros, papeis, komono-objectos variados e coisas com valor sentimental); para nunca empilhar coisas guardando-as sempre na vertical, esquecer recipientes e divisórias e guardar, por exemplo, uma mala dentro de uma mala. O resultado final deve ser a perfeição a que aspiramos.
Marie Kondo, cujo serviços da empresa de consultadoria na área da arrumação são tão solicitados que têm uma lista de espera de três meses, pede-nos para esvaziar a mala todos os dias depois de virmos do trabalho e agirmos como se todos os nossos pertences tivessem sentimentos, pensando no lugar mais adequado e prático para os colocarmos. 
Tudo o que é apenas que é apenas tralha e não tem valor deve ser deitado no lixo. Deixar ir para organizar o que fica é  uma das máximas deste método de arrumação que defende que arrumar um pouco todos os dias só causa resultados parciais e rapidamente desmotivantes. Daí, Marie Kondo falar várias vezes da importância de arrumar de uma só virada, de saber sermos organizados para termos uma vida mais facilidade, com espaços que vão de encontro às nossas necessidades.
Contra a acumulação de coisas, Kondo revela um despojamento quase radical pedindo-nos para manter apenas o que realmente gostamos, que devemos tratar com todo o cuidado e gratidão. Desta forma, manteremos-nos em contacto com a nossa identidade e saberemos perseguir os nossos sonhos "(...) dedique o seu tempo e paixão àquilo que lhe traz mais alegria, à sua missão na vida. Estou convencida que arrumar a casa vai ajudar a encontrar a missão que falará ao seu coração, A vida começa realmente depois que tiver arrumado a casa" conclui Marie Kondo. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla