Setembro amarelo: Mês de prevenção do suicídio

Ontem, 10 de Setembro, assinalou-se o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
O mês de Setembro é tipicamente de recomeços (do ano lectivo, do trabalho depois das férias de Verão) mas também é de campanha de consciencialização, Setembro amarelo, que pretende alertar para o acto de terminar a própria vida e prevenir o comportamento suicida que acontece a cada segundo que passa. Estima-se que um milhão de pessoas no mundo se matem por ano e que as tentativas de suicídio sejam na ordem dos 10 a 20 milhões. É preciso falar deste desespero silencioso que acomete tantos seres humanos, muitas vezes na flor da idade.
Quando é que a esperança no futuro se esgota de forma irrevogável, quando é que o ser humano desiste para sempre de tentar, de viver? A dor é inequivocamente difícil de suportar, nem sempre sentimos que aprendemos ou crescemos com ela, às vezes sentimos que não conseguimos lidar com mais nada, que qualquer coisa a mais pode ser a gota de água. Até tarefas rotineiras como pagar as contas, lavar os dentes ou pentear o cabelo podem parecem-nos impraticáveis nos nossos dias piores. Daí até cair num abismo pode ir um simples passo…
Mas, todos os males têm solução e a morte deliberada não deve ser encarada como a resposta que procuramos porque a seguir ao túnel mais escuro pode vir a luz mais reveladora e aprazível que os nossos olhos alguma vez viram.
Assim, é importante apelarmos a todas as pessoas que estejam a passar por momentos difíceis para pedirem ajuda. Não lancem a toalha ao chão, não privem o mundo da sua presença. Acreditem que enquanto estão vivas, existem por uma razão e que têm um propósito a alcançar nesta Terra. Reflictam, questionem-se, riam ou chorem mas procurem viver em pleno. Não suprimam as suas emoções mesmo se sentirem que sentem demasiado. Falem sobre elas. Partilhem porque a comunicação é saudável, é a única forma de extravasar o que se acumula antes que cause dano no interior da alma. Antes que a própria pessoa tente causar dano a si própria.
Pense. Não se isole. Se puder, estenda a mão a quem estiver a sofrer à sua volta. O valor de cada vida é imensurável e salvar uma só é salvar toda a Humanidade.
Se está a considerar o suicídio por favor recorra a qualquer um destes contactos telefónicos disponíveis no seguinte link do site da Sociedade Portuguesa de Suicidologia:
http://www.spsuicidologia.pt/sobre-o-suicidio/telefones-uteis
Viva com propósito e alerta ao que se passa à sua volta e à dor do outro porque é só dividindo o sofrimento que nos podemos somar e alcançar a verdadeira paz.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla