Ansiedade: como lidar com um dos problemas do século

Nas últimas semanas várias figuras públicas, a maior parte delas da música pop como Selena Gomez, Zayn Malik, e Britney Spears, revelaram sofrer de ansiedade. É a altura certa para falarmos mais desta condição e do que pode ser feito para lidar com ela.
Falar em público ou estar num evento social em que temos de nos dirigir a um vasto grupo de desconhecidos pode causar um ataque de nervos a qualquer pessoa. Mas, quando a reputação como artista depende de uma actuação de tirar o fôlego, que seja considerada perfeita, ficar ansioso pode tornar-se muito problemático, independentemente da popularidade e sucesso que se tenha.
Ansiedade e ataques de pânicos costumam estar correlacionados e o aumento da sua incidência pode ser encarado com um sinal dos tempos actuais.Tom Chaplin, da banda Keane e artista solo reflecte " Há muita pressão na vida moderna e acho que a generação Facebook, com a ideia de que temos de apresentar esta foto perfeita de nós mesmos, está a retirar algo da autenticidade de ser um ser humano. É importante cometer erros. É importante dizer às pessoas se te sentes triste ou em baixo e penso que pode ser muito fácil apresentar essa imagem de alguém que é super feliz e de que tudo está perfeito".
O facto de os músicos estarem a falar sobre esta condição médica contribui para o seu reconhecimento e o diálogo em torno do mesmo. 
O promotor de concertos Harvey Goldsmith revela que o medo do palco é muito comum, mesmo entre estrelas da pop veteranas. A ansiedade sentida pode ser tão forte que leva o artista a cancelar o concerto, como aconteceu com Zayn Malik em Junho. Nicky Lidbetter, executivo chefe da caridade Anxiety UK diz que cancelar uma aparição por causa de ansiedade pode desencadear mais ansiedade nos eventos seguintes "Para muitas pessoas que vivem com ansiedade assim que têm um ataque de pânico numa situação, começam a ter medo de ter ataques de pânico novamente em outras situações. O processo de generalização ocorre quando a mente subconscientemente procura situações semelhantes e depois activamente procura evitá-las. Nestes cenários não seria improvável para o Zayn experimentar um "medo do medo", o que é literalmente viver com medo de outro ataque de medo".
Os ataques de pânico podem acontecer a qualquer altura e sem aviso mas há várias estratégias diferentes para ajudar as pessoas, particularmente os performers a lidar com a ansiedade. Terry Clark, pesquisador no Royal College of Music considera "Na música pegamos emprestado muito da psicologia do desporto então estamos a ver estudantes de música a receber treino que é mais semelhante ao que os atletas poderiam ter, então treina-se ao redor de competências mentais e estratégias psicológicas para lidar". Uma das opções nos casos mais severos é o uso de medicamentos, como os bloqueadores beta, que inibem a resposta do cérebro à adrenalina e, essencialmente, acalmam o corpo.
Nickt Lidbetter acredita que é possível superar a ansiedade, mesmo a mais complexa, profundamente enraizada e grave, com a rede certa de apoio e técnicas apropriadas. "Claro que a tua recuperação será mais difícil se estiveres na esfera pública porque há a pressão para actuar e voltar a fazer o que fazias mas o que eu penso que recomendaria é para as pessoas encarem as coisas em pequenos passos" afirma.
Lidbetter ressalta ainda a importância de terapia cognitivo comportamental, aplicar técnicas de auto-gestão como ter cuidado com a dieta, com a rotina de sono e praticar exercício físico, que contribuem para manter mais baixos os níveis de ansiedade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla