Truques mentais para ter a confiança de um atleta


A revista Health.com publicou um artigo interessantíssimo sobre os truques mentais que a atleta Laurie Hernandez está a usar nos Jogos Olímpicos do Rio para apresentar grande confiança e sugere às pessoas tentarem-nos para acalmar os nervos. De apenas 16 anos, a ginasta da equipa dos EUA, está a surpreender pelo seu talento mas também pela posse e confiança de cada vez que está a ser filmada. Em Julho, Laurie pareceu estar calma diante de uma enorme multidão, fechou os olhos, colocou uma mão no estômago e respirou profundamente. Depois arrasou na sua exibição na trave, em que ficou em primeiro lugar. 
Esta semana, ao posicionar-se para o exercício no chão ela sorriu e deu uma piscadela de olho rápida para os juízes. A câmera também a apanhou a murmurar para si própria as palavras em inglês "I got this" (Eu consigo) e teve outra exibição digna de fortes aplausos.
O consultor de Psicologia de Desportos, Robert Andrews considera que estes rituais não são apenas uma parte engraçada da personalidade de Laurie mas ferramentas valiosas para ter o estado mental certo para uma performance óptima e são fáceis de serem aprendidos por qualquer pessoa, quer seja ou não atleta.
A primeira máxima é: respire como um campeão. Andrews, que tem um mestrado em Psicologia e formação em fitness, dirige o Institute of Sports Performance em Houston. Trabalhou com centenas de atletas profissionais, incluindo Hernandez e ensinou-lhe a técnica de respiração que ela utiliza antes das suas performances. "Gosto de dizer que o oxigénio é a cura para o stress e ansiedade. Muitos atletas, quando estão stressados, começam a respirar de forma superficial e mais rápida. Por isso aprender a monitorizar e estar atenta aos padrões de respiração sob stress é importante". Antes de competir, Laurie faz respiração pelo diafragma "Ela está a mover o diafragma para baixo para que os pulmões possam abrir. A Laurie, como muitas pessoas tende a armazenar o stress no estômago então ela está a conectar a mente ao estômago e os seus padrões de respiração. Respiração profunda pelo diafragma pode libertar tensão corporal e relaxar a mente, mudar a função hormonal no cérebro e baixar a produção da hormona do stress, cortisol.
Em segundo lugar, apresentar-se confiante é importante:.Andrews trabalha com os atletas em linguagem corporal e postura, que podem ter uma grande influência psicológica na performance "A Laurie tem uma postura muito alinhada e direita quando se está a preparar para um exercício". Andrews acredita que além de impressionar os juízes, isso causa impressão no seu próprio cérebro. "Linguagem corporal forte pode aumentar a produção de testosterona e baixar a produção de hormonas relacionadas com o stress. Cria química cerebral que aumenta a assertividade e confiança, que precisas na quantidade certa quer estejas nas barras, trave, chão, em qualquer lugar". Andrews falou ainda com Laurie sobre o poder do pensamento positivo. Para aonde apontas a tua mente, o teu corpo segue então a Laurie descobriu que as palavras "Eu consigo" transmitem-lhe poder para a mente e corpo e ajudam-na a ser destemida. São uma afirmação de crença em si mesma.
Por último, podes usar a tua respiração do diafragma e não apenas no desporto. Qualquer pessoa pode beneficiar deste tipo de respiração antes de um acontecimento stressante desde um corredor numa competição a um adolescente que tem de fazer um exame. A prática pode ainda ajudar no mundo corporativo, em entrevistas de emprego, vendas e discursos em público. "Tive estudantes da escola secundária e da universidade a dizer-me que estão a ter melhores notas nos testes e a fazer melhor apresentações em frente da turma porque estão a usar estas técnicas de mindfullness. Os atletas chamam-lhe a zona do pico da performance mas toda a gente trabalha melhor quando está num estado centrado, de atenção plena".
Da próxima vez que estiveres numa situação stressante e a sentires-te nervoso: fecha os olhos e põe-te direito, encontra o lugar no teu corpo onde o stress se está a armazenar (pode ser na garganta, no peito, no estômago, etc) e foca-te nele, inala profundamente para que o teu estômago se expanda e não suba (pode ajudar-te colocar a mão no estômago para sentir este movimento acontecer) e por último, concentra-te em respirar lentamente para fora e para dentro e sente os teus níveis de stress baixarem.
Andrews trabalha com atletas para trazer estas emoções para um nível apropriado. Se 1 significa sem nenhum stress e 10 muito stress, algumas pessoas podem funcionar melhor em 5, outras com 3, etc. O importante é perceber o que resulta melhor contigo.
Ter dúvidas sobre si próprio é normal pelo que é vital saber alavancar o nosso estado psicológico uma vez que o aspecto mental da competição é especialmente importante nos desportos Olímpicos (com toda a pressão envolvida e em que um mero segundo pode decidir os vencedor). No entanto, estas técnicas são úteis para ser bem-sucedido em qualquer tipo ou nível de trabalho pelo que devem ser aplicadas de modo a que se sinta confiante, saudável e completamente focado no que tem a fazer.

Gettyimages.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

A história de Marla

As cicatrizes das famosas