Beyoncé na revista do Expresso

A revista Expresso apresenta um artigo deveras interessante aos seus lições intitulado: "10 lições de uma gestora chamada Beyoncé". Segundo a matéria "nenhuma estrela pop tem explorado melhor as alterações sísmicas da indústria musical, desde o iTunes ao YouTube, ao Facebook e ao Spotify". Beyoncé tem atravessado a cultura musical com global com astúcia, disciplina e sofisticação e tem compreendido como desenvolver a sua marca.
As lições mencionadas são as seguintes:
1_ Encontre a sua vantagem: Um dos meios privilegiados de Beyoncé é o vídeo, chegando esta a ter dito "Vejo música, é mais do que apenas ouvir. Quando estou ligada a algo vejo imediatamente um visual ou uma série de imagens que estão associadas a um sentimento ou emoção, uma memória da minha infância, pensamentos sobre a vida, os meus sonhos ou as minhas fantasias". De facto, o vídeo é definido como a mais importante forma de conteúdo para qualquer marca que tenha uma narrativa que queira partilhar. Uma narrativa visual entra mais facilmente na nossa psicologia.
2_ Controle a sua narrativa: Um vídeo da irmã de Beyoncé, Solange, a agredir o marido da cantora, Jay Z num elevador foi notícia há dois anos atrás. Beyoncé nunca fez comentários sobre o assunto mas lança Lemonade, um álbum cujo conceito é, entre outros, uma traição conjugal e, sendo verdade ou não, só torna a artista mais humana, reforçando o elo com a sua audiência.
3_ Não receie despedir (alguns) dos seus fãs: Beyoncé saiu em defesa dos negros assassinados por polícias (Trayvon Martin, Mike Brown e Eric Garner) e as suas declarações políticas valeram-lhe o ressentimento de alguns fãs. No entanto, os que permaneceram leais sentem-se ainda mais ligados a ela e ao movimento que está a construir. 
4_ O Marketing é um produto- e o produto é marketing: Para o lançamento do seu último álbum "Lemonade" Beyoncé combinou uma estratégia inteligente (um especial da HBO com vídeos musicais seguidos da saída surpresa do disco) como uma cadeia coesa de partes que juntas formam algo muito maior. Ela desenvolveu um conceito para a sua marca que se expande para a televisão, o social, o tapete vermelho e o editorial. Está em foco a totalidade da experiência.
 5_ Crie urgência: O lançamento surpresa do álbum inteiramente visual "Beyoncé" mudou a indústria musical mostrando que é possível ter tudo de uma vez, sem anúncio prévio. Trata-se de cultivar a excitação de "ter de ter".
6_ Assuma riscos mas com disciplina: Quando há uma ruptura podemos agarrar-nos teimosamente ao velho na esperança de ultrapassar o problema ou correr para o novo sem entender as suas implicações. O negócio da música vive um estado de caos disruptivo e o fenómeno do streaming obriga os profissionais da indústria a tentarem adaptar-se. Ao tornar o "Lemonade" apenas disponível para streaming no Tidal, Beyoncé atraiu 1,2 milhões de novos utilizadores (incluíndo os dos período de 30 dias à experiência). Para controbalançar este facto o álbum estava disponível no Amazon e iTunes e em todo o lado pouco tempo depois e o especial "Lemonade" também não foi de pagamento obrigatório para os utilizadores de cabo.
7_ A oportunidade vem de dentro: Por vezes Beyoncé foge da norma, o primeiro álbum a solo "Dangerously in love" foi um retorno ao r&b e hip hop, distinguindo-a do seu trabalho no grupo feminino Destiny's Child e cimentando o tipo de artista que ela queria ser no futuro. "Lemonade" é mais pessoal e introspectivo e menos dirigido a grandes audiências e funcionou perfeitamente. Segundo a vice-presidente da marca General Electric, Beth Comstock, toda a gente pensa que as marcas têm de ser tão perfeitas, bem embaladas e produzidas, Beyoncé, apesar de ser bem embalada, é vulnerável e expôs-se a muitas críticas. No fundo as pessoas querem perceber as coisas e ver que os artistas não são perfeitos.
8_ A coragem requer planeamento: "Lemonade" foi um sucesso multiplataforma que requeriu um investimento inicial muito grande sem qualquer garantia que iria compensar. A visão antecipatória de Beyoncé pode ser vista no seu trabalho publicitário com a Pepsi em 2012 que incluiu um fundo de desenvolvimento criativo que poderia ser usado para diversos projectos. "Um negócio tem de incluir na sua estratégia, logo à partida, a necessidade muito provável de assumir riscos no futuro".
9_ Jogar a longo prazo: Em 2010, Beyoncé retirou-se de um projecto de videojogo "Starpower" por o promotor não haver garantido o nível de financiamento que ela esperava, preferindo resolver o assunto com um acordo extraconjugal do que associar o seu nome a um produto de qualidade inferior. Beyoncé prefere responder a oportunidades onde o seu marketing e know how podem acrescentar valor legítimo. Um dos exemplos é a linha de roupa desportiva, Ivy Park, que lançou com a Topshop em Abril. "Eles demoraram o tempo certo necessário para escolher os designers certos, com experiência em desportos de performance e investiram em design e investigação" afirma Clare Varga da consultoria de moda britânica WGSN.
10_ Faça a sua própria limonada: Beyoncé continua a sua digressão esgotada por estádios fora, com o que é definido como o seu "perfeccionismo glorioso". Lançar um produto que seja uma obra de arte que transforma o modo como as mentes criativas pensam como "Lemonade" requer não ser previsível, surpreender, inspirar, deliciar, de uma forma que estimule a conversa popular. Se melhorarmos o nosso jogo podemos vencer o "rugido informativo da nossa cultura".
"Lemonade" é uma obra de empoderamento, que até inspirou uma jovem estudante de doutoramento, Candice Benlow a criar um programa de curso, descarregável gratuitamente na Internet que enumera centenas de autores negros e feministas e obras literárias para ler a acompanhar o disco, sob o nome "Lemonade Syllabus".
É impossível prever o que Beyoncé Giselle Knowles-Carter fará a seguir mas uma coisa é certa: desde o seu começo nas Destiny's Child passando pela sua estreia na carreira a solo, filmes, maternidade, linha de roupa e perfumes, entre outros, a sua evolução pessoal e artística tem sido notável. Músicas como "Formation", "Sorry" e "Freedom" (com Kendrick Lamar) já fazem parte do imaginário popular e continuam nas ondas sonoras à volta do globo. Em suma, o melhor é seguir mesmo o conselho de Beyoncé: quando a vida nos der limões fazer limonada.

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