Aurea


Natural de Santiago do Cacém, a cantora portuguesa Aurea nasceu a 7 de Setembro de 1987. Desejando ser actriz ingressou no curso de Teatro da Universidade de Évora mas deixou o curso para se dedicar a tempo integral à carreira na música. O seu álbum de estreia homónimo foi lançado a 27 de Setembro de 2010 e tornou-se o disco mais vendido em Portugal, atingindo a dupla platina. No mesmo ano, é aprovada pela família de Elvis Presley a gravação de um dueto virtual de Aurea com o rei no tema "Love me tender", que é incluído no disco "Elvis the album".
Em 2011 Aurea é galardoada com o Globo de Ouro de melhor intérprete individual. Venceu por duas vezes o MTV Europe Awards na categoria Best Portuguese Act. Lançou em 2012 o segundo álbum "Soul notes" que atinge o ouro. Participou nas edições do Rock in Rio de 2013 e 2014, sendo apoiada por milhares de fãs. Em 2014 é considerada um MTV Talento e no ano seguinte torna-se jurada na The Voice Portugal. Com 28 anos, Aurea acaba de lançar o terceiro álbum de estúdio "Restart". A pausa de quatro anos entre gravações não afectou a popularidade e sucesso da cantora, tendo este registo subido para o primeiro lugar da tabela de música nacional.
Aurea nomeia entre as suas influências musicais Aretha Franklin, Joss Stone, John Mayer, Amy Winehouse, James Morrison e Zero 7.
Da discografia de Aurea contam assim três álbums de estúdio e dois espectáculos ao vivo (em 2011 no Coliseu dos Recreios e em 2013 no Rock in Rio).


Lançado em 2010, o primeiro álbum "Aurea" consagra a cantora como uma revelação no panorama nacional. Destaque para "Busy (for me"), "Tower of strenght", "Be my baby" (cover das The Ronettes), "Okay alright" e "Heading back home". A mistura bem apurada de soul, pop, blues e jazz transforma Aurea numa verdadeira estrela.



Uma continuação do som soul do primeiro trabalho, "Soul notes" sai em 2012 e afirma-se com temas como "Scratch my back", "The star", "Nothing left to say", "I think I'm in love" e "Start over", que solidificam o seu percurso musical.



"Restart" lançado em 2016 marca uma viragem na carreira de Aurea, renovando a equipa e ampliando os horizontes musicais. O primeiro single "I didn't mean", uma balada emotiva e cativante conquistou automaticamente o público português. De salientar ainda os óptimos temas "Blind woman", "I feel live inside", "Something something", "That's what I'm gonna do" e "Restart".


Em entrevista, Aurea revela que apesar de gostar de cantar desde muito nova nunca pensou tornar-se cantora profissional e revela o que sente quando chega a altura dos concertos "Antes de subir ao palco, estou sempre bastante nervosa e ansiosa. Assim que piso o palco e começo a cantar a primeira música, a receber a energia do público, é uma energia tão grandiosa que nunca pensei vir a receber, tudo muda. Cria-se um misto de emoções, de cumplicidade. Costumo dizer que somos uma grande e verdadeira família e isso em palco revela-se de forma bastante evidente".




Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla