Benefícios de ter animais de estimação

Um animal enche-nos o coração de amor e melhora a sua condição. A Centers for Disease Control and Prevention (CDC) and the National Institute of Heath (NIH) conduziram estudos em pessoas que têm animais e concluíram que estas têm pressão sanguínea mais baixa, colesterol e níveis de trigllicerídeos mais baixos, o que levam à diminuição de risco cardíaco. Aqueles que já tiveram um ataque cardiíaco e que têm um cão ou gato apresentam melhores taxas de recuperação. 
Os passeios com os animais de estimação melhoram a condição física e aumentam a produção de endorfinas, evitando os problemas de coração acima mencionados pela prática diária de exercício. Para além das caminhadas com o seu animal pode fazer jogging ou corrida, doga (yoga para cães) ou treino de agilidade (desporto para cães baseado num curso de obstáculos).
Os animais dão-nos motivação no que respeita ao exercício, funcionando como o personal trainer perfeito uma vez que precisam de ser passeados diariamente. Segundo estudos publicados pelo Wellness Institute at Northwest Memorial Hospital, desde que seja o dono a segurar a tela, vai tirar daí benefícios que incluem perder ou pelo menos manter o peso. De acordo com o National Institute of Heath, um estudo em mais de 2 000 adultos apontou para que os donos de cães que os passeiam têm menos probabilidade de ser obesos do que aqueles que não o fazem ou não possuem cães.
Outro dos benefícios de possuir animais de estimação é redução do stress. Brincar com um animal, fazer-lhe festas, abraçá-lo ou simplesmente desfrutar da sua companhia apaziguam os níveis de ansiedade e agitação de qualquer pessoa. Como consequência vem a boa disposição associada ao bem-estar de uma vida de partilha e convivência. Ter animais de estimação traz ainda força e saúde. Há vários estudos que comprovam que o contacto com os animais, sobretudo desde crianças, ajudam a diminuir o desenvolvimento de alergias até 33%. Esta foi a conclusão de um estudo da Universidade Wisconsin-Madision conduzido pelo pediatra James E. Gern. Esta pesquisa publicada no Journal of Allergy and Clinical Immunology mostra que as crianças expostas desde cedo a animais desenvolvem na generalidade sistemas imunitários mais fortes. 
Ter um animal de estimação pode servir para quebrar o gelo tornando-se num tópico de conversação, melhorando a socialização em termos de encontrar e interagir com outros donos de animais de estimação. Torna-se assim o denominador comum que ajuda as pessoas a comunicar, mesmo que pareçam ser muito diferentes. Pode levar o seu animal a classes de treino específicas, parques, alguns cafés ao ar livre que não banam animais e registá-lo em sites de animais onde pode interagir, trocar dicas e tendências, entre outros.
O contacto com os animais é uma óptima maneira de superar as tristezas. Oferecem amor incondicional e dão aos seus donos um sentido de finalidade que os pode ajudar quando estão deprimidos. Também amenizam sentimentos de solidão ao serem uma companhia que melhora a nossa disposição, trazendo alegria e até felicidade. Muitos hospitais e lares usam programas com animais diariamente, uma vez que os doentes e idosos costumam responder bem à terapia assistida com animais e terapia facilitada por animais.
Assim, os benefícios de ter um animal de estimação são imensos para a melhoria da saúde física, mental e emocional dos seus donos.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

A história de Marla

As cicatrizes das famosas