A luta contra a diabetes

Em 2008, estima-se que 347 milhões de pessoas  no mundo tinham diabetes e a sua prevalência está a crescer, particularmente em zonas de médio ou baixo rendimento. Em 2012 a doença foi a causa directa de 1,5 milhões de mortes, com 80% das mesmas acontecendo em zonas empobrecidas ou de médio rendimento. Projecta-se que em 2030 a diabetes será a sétima causa de morte no mundo.
A diabetes é uma doença crónica que ocorre quando o pâncreas não produz suficiente insulina ou quando o corpo não consegue usar de forma eficiente a insulina que produz. A insulina é uma hormona que regula o açúcar no sangue e nos dá a energia que precisamos para viver. Se  não consegue entrar nas células para ser queimada como energia, o açúcar chega a níveis perigosos no sangue. 
Há duas principais formas de diabetes. Pessoas com diabetes tipo 1 tipicamente não produzem insulina e precisam de injecções de insulina para sobreviver. As pessoas com diabetes tipo 2, que englobam 90% dos casos usualmente produzem a sua própria insulina mas em quantidade insuficiente ou são incapazes de usar devidamente. Pessoas com diabetes tipo 2 têm muitas vezes excesso de peso e são sedentárias, duas condições que aumentam as necessidades de insulina do corpo. Com o passar do tempo, um nível de açúcar alto pode comprometer os órgãos principais do corpo causando ataques de coração, derrames, danos nos nervos, falha renal, cegueira, impotência e infecções que levam a amputações.
O Dia Mundial da Saúde centrou-se na diabetes porque esta doença epidémica está a erescer rapidamente em muitos países, com o aumento mais dramático em países de baixos ou médios rendimentos. Uma larga percentagem dos casos de diabetes são preveníveis. Medidas simples de mudança de estilo de vida são eficazes para evitar ou adiar o aparecimento de diabetes tipo 2. Manter um peso corporal normal, ter uma actividade física regular e adoptar uma dieta saudável pode reduzir o risco de diabetes tipo 2. A diabetes é tratável, pode ser controlada e gerida para prevenir complicações. Componentes vitais da resposta à doença são aumentar o acesso ao diagnóstico, à educação de auto-gestão e tratamento a preços acessíveis. Os esforços para prevenir e tratar a diabetes serão importantes para atingir o alvo 3 dos Objectivos Globais de Desenvolvimento Sustentável para reduzir a taxa de mortalidade por doenças não- transmissíveis por um terço em 2030. Muitos sectores da sociedade têm de desempenhar o seu papel incluindo governos, empregados, educadores, manufactores, sociedade civil, sector privado, os media e os próprios indivíduos. 
Em linhas geraisos objectivos do Dia Mundial da Saúde de 2016 passaram por garantir a prevenção dos diabetes, reforçar os cuidados e a vigilância à doença. A campanha teve como foco principal: aumentar a consciência do aumento dos diabetes, do seu enorme peso e consequências especialmente em países de baixos e médios rendimentos; desencadear acções específicas, efectivas e a preços acessíveis direccionando os diabetes (incluindo prevenção, diagnóstico, tratamento e cuidados para pessoas com diabetes) e por último, lançar o primeiro relatório global sobre a diabetes que irá descrever o seu peso e consequências, advogando por sistemas de saúde reforçados para garantir uma prevenção mais forte, uma vigilância melhor da doença e uma gestão mais efectiva da diabetes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

A história de Marla

As cicatrizes das famosas