A arte de fluir

O sábio Lao Tzu disse “A vida é uma série de mudanças naturais e espontâneas. Não resista a elas- isso apenas cria tristeza. Deixe a realidade ser realidade. Deixe as coisas fluírem naturalmente em frente do modo que quiserem”. Para que não sinta uma sensação de bloqueio ou de prisão é importante criar rotinas saudáveis, que facilitem o seu dia-a-dia e lhe tragam estabilidade a todos os níveis.
A rotina num homem inteligente é sinal de ambição afirmou W.H.Auden. É importante criar uma rotina que seja correcta e não seja forçada, isto é que consagra o que é essencial e faça dele a posição por defeito. À medida que executamos repetidamente uma determinada tarefa, os neurónios ou células nervosas estabelecem novas conexões através dos portais de comunicação chamados sinapses. A cada repetição, as conexões fortalecem-se e fica mais fácil ao cérebro ativá-las. O poder de uma rotina tem origem na capacidade do nosso cérebro de assumir completamente as rédeas até o processo se tornar inconsciente. Outra vantagem cognitiva da rotina é que uma vez que o trabalho mental mude para os gânglios basais, é libertado espaço para que se concentre em algo novo, o que nos permite estar em piloto automático durante a execução de uma tarefa ao mesmo tempo que nos envolvemos activamente noutra, sem sacrificar o nosso nível de concentração ou contributo. O cérebro começa a trabalhar cada vez menos.
A rotina tornou-se sinónimo de algo aborrecido mas pode promover a inovação e criatividade, ao fornecer-nos um reembolso de energia. Em vez de tomarmos uma e outra vez as mesmas decisões, embebê-las na rotina certa permite-nos canalizar essa disciplina para outra actividade proveitosa. 
O segredo é conhecer-se a si própria: os melhores ritmos para dormir, comer e trabalhar e logo começará a libertar espaço na sua mente para as coisas comecem eventualmente a ganhar vida própria.
No entanto por mais estrutura e bons hábitos que construamos vai haver sempre coisas que não podemos controlar. É nessas alturas que tem de aprender a sorrir, respirar e ir com calma. Fluir significa aceitar que às vezes a vida não corre da maneira que gostaríamos e tentar não acumular stress, raiva ou frustração. Chuang Tzu escreveu “Fluía com o que quer que esteja a acontecer. Mantenha-se centrada ao aceitar o que quer que esteja a fazer.”
Seja uma observadora dos seus pensamentos, auto-examine-se, veja as coisas em perspectiva e tome passos pequenos de cada vez. Nada vem sem prática. Se está perante múltiplas situações complicadas, comece pelas mais fáceis para ganhar confiança e começar a descomprimir. Ria de situações divertidas ou absurdas em vez de ficar frustrada, aprender a desapegar-se das situações levá-la-á muito longe. Mantenha um diário das suas recordações e auto-análises e pergunte-se porque ficou chateado ou porque algo funcionou ou não. Aprenda a meditar, a livrar-se do stress de cada dia, fazendo um banho quente ou uma chávena de chá. Respire profundamente e analise situações tentando vê-las como um observador distanciado. O seu método de aprendizagem vai decerto melhorar. Aceite que não pode mudar as outras pessoas e não crie altas expectativas em relação a elas. Aceite cada um como é e as coisas como são, o que mais uma vez requer prática. Reconheça a mudança e a imperfeição, que o mundo se transforma e a si também. Ninguém é perfeito mas vale a pena lutar pelas coisas boas da vida. Abrace a vida como ela flui: uma mistura de transições, caos e beleza. Esta beleza está em toda a nossa volta se a olharmos com os olhos bem abertos e não quisermos que a nossa existência seja fixa e imutável: se a deixarmos simplesmente fluir.


Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla