Kristinia DeBarge


Kristinia DeBarge é uma cantora, compositora, dançarina e actriz. Nascida a 8 de Março de 1990, começou a cantar quando tinha três anos de idade mas só considera a sério uma carreira na música quando tinha 12 anos, altura em que gravou até às quatro da manhã um dueto com o seu pai, o famoso cantor James DeBarge intitulado “How I feel inside”.
As raízes de Kristinia são multiculturais: o pai é descendência afro-americana e franco-canadiana e a mãe de descendência italiana, irlandesa e norueguesa.
No Verão de 2003 Kristinia foi concorrente no American Juniors e ficou nos dez semi-finalistas, não sendo no entanto um dos cinco a avançar desse grupo para os dois finais. Na competição, canta a música “Reflection” do filme da Disney Mulan.
Com 14 anos Kristinia foi apresentada a Kenneth “Babyface” Edmonds, importante produtor discográfico. Trabalhou com ele durante cinco anos e dois dias antes de completar 19 anos assina um contrato discográfico com uma nova divisão da Island Def Jam Records, a Sodapop Records.
É com este selo musical que Kristinia DeBarge lança o primeiro disco.


2009_ A 28 de Julho deste ano é lançado “Exposed”, o trabalho de estreia da cantora. O primeiro single “Goodbye” é considerado um sucesso ao atingir o top 20 nos Estados Unidos e Canadá e Kristinia DeBarge é convidada a abrir a tournée mundial de Britney Spears do mesmo ano. O álbum é primariamente r&b, com traços de pop e dance. Destacam-se para além da triunfante “Goodbye”, “Future love”, “Sabotage”, “Powerless” e “Disconnect”.


2013_ Quatro anos depois de “Exposed” sai o segundo álbum de Kristinia DeBarge “Young & restless” pelo selo Manhattan Records, exclusivamente no Japão. Num registo mais pop que o anterior, Kristinia canta sobre amor, sonhos, divertimento e fé. A promoção do álbum iniciou-se com “Cry wolf” a que se juntou a faixa recheada de optimismo “Ignite”. De salientar a energética “Nights in the city”, “Waited too long” e “Find it in my heart”. O trabalho fecha com a belíssima “Dreamcatcher”.


2016_ “Thinking out loud” é o novo EP (extended play) lançado por Kristinia DeBarge a 7 de Janeiro deste ano. A sonoridade é predominantemente r&b com pitadas de soul e tem conteúdo lírico explícito. Mais auto-confiante e ousada, Kristinia fala de atribulações nas relações amorosas, crenças e afirmação de identidade, entre outros temas. De realçar as canções “Problem”, “Afternoon cigarette”, “Ricky Bobby”, “Church” e “Fadeout”.

No hiato entre lançamentos musicais, Kristinia DeBarge não ficou parada. Em Novembro de 2009 assinou uma parceria com a empresa The Wet Seal, Inc, que incluía uma colecção de peças de roupa selecionadas por ela. Recebe uma nomeação em Janeiro de 2010 para o NAACP Image Award “Outstanding New Artist”. Em Março do mesmo ano faz uma aparição no filme da Nicklelodeon “School Gyrls”. A estreia como actriz acontece em Novembro de 2012 no filme “Christmas in Compton” com Keith David e Omar Gooding. O seu segundo papel viria em Julho de 2014 na estreia de Nick Cannon na realização “School Dance”, em que encarna a protagonista, Anastacia. Kristinia aparece ainda nos singles “Let go” com o rapper finlandês Redrama (que canta na final da Eurovisão a 1 de Fevereiro de 2014) e “Make it through” com Sam “Future” Sarpong.
Em Janeiro de 2015, Kristinia e o seu produtor Adonis Shropshire começaram a postar novas músicas no YouTube, num projecto intitulado “New music Mondays”.
Em Julho de 2015 foi anunciado a série “Growing up hip hop”, uma série que acompanha o dia-a-dia de Kristinia DeBarge, Angela Simmons, Damon “Boggie” Dash, Romeo Miller, Egypt Criss e TJ Mizell que tentam sair das sombras das suas famílias famosas e construir as suas vidas e fortunas em carreiras que vão desde a música, representação e moda.
“Quero mostrar às pessoas que não estão sozinhas… Eu sofro, fico assustada, nervosa e não estou sempre no meu melhor- mas tento dar o meu melhor. Não sou perfeita. Cometo erros e está tudo bem com isso” remata Kristinia DeBarge.








Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

A história de Marla

As cicatrizes das famosas