Ex-machina, Platão, Laura Pausini


Filme "Ex machina" (2015)_ Caleb Smith é um programador que trabalha no motor de pesquisa mais utilizado no mundo, o Bluebook e que é escolhido para visitar a propriedade do excêntrico CEO da empresa, Nathan Bateman. Ao chegar Caleb é coagido a assinar um acordo de confidencialidade e Nathan mostra-lhe o projecto em que estava a trabalhar, um androide humanoide chamado Ava. O robot é aparentamente uma reprodução fiel do ser humano em capacidades linguísticas, sentido de humor e sexualidade. A missão de Caleb é aplicar a esta máquina o teste de Turing, segundo o qual se as repostas desta não forem distinguíveis das do ser humano, ou seja, se esta indicar revelar consciência, pode dizer-se que passou no teste. Vigiado de perto por Nathan, Caleb estabelece uma relação próxima com Ava dividida em sessões, que fazem deste filme uma mistura surpreendente de ficção científica e suspense. Emoção, cognição, empatia e inteligência artificial são o foco desta primeira obra cinematográfica do britânico Alex Garland, brilhantemente protagonizada por Domhnall Gleeson, Alicia Vikander e Oscar Isaac.


Livro: "Mais Platão, menos prozac" (1999) de Lou Marinoff_ Escrita pelo doutor em Filosofia da Ciência, esta obra apresenta-nos o aconselhamento filosófico como alternativa ou complemento ao aconselhamento psicológico. Marinoff começa por criticar a catalogação das doenças mentais feita pela Psiquiatria e defende que por vezes curar a alma vai além do tratamento por medicamentos ou a análise da infância (advogada pela Psicologia) e pode ser feita de forma muito competente pelos filósofos, aplicando os problemas e males dos seus pacientes aos ensinamentos postulados pelos maiores pensadores de todos os tempos. Os benefícios desta terapia são exaltados e exemplificados relativamente a relacionamentos amorosos, crises de meia-idade, conflitos familiares ou problemas de realização pessoal. A história da Filosofia é abordada de forma geral e resumida, cruzando referências desde as práticas do Oriente às do Ocidente, suscitando a reflexão sobre ideias diferentes que floresceram ao longo da Humanidade e continuam mais actuais do que nunca. Quando confrontado com um dilema, Lou Marinoff introduz o método PEACE dividido nas etapas: identificação do problema, exame das emoções, análise das opções, contemplação da situação e alcance de um equilíbrio. Marinoff tece ainda considerações sobre ética e apresenta como objectivo fornecer as ferramentas para que cada leitor edifique uma filosofia de vida para que, com aconselhamento filosófico ou não, tenha uma vida mais feliz, mais produtiva e mais significativa espelhada no velho adágio de que uma vida não examinada não é digna de ser vivida.


Música: "The best of: E ritorno da te" de Laura Pausini (2001)_ Disco que serve como colectânea de temas que a cantora italiana gravou nos seus cinco primeiros álbuns de originais de 1993 a 2000. Centradas sobretudo no amor e desamor, as canções são melodias cativantes e pungentes que na poderosa voz de Laura ganham grande consistência e significado. De destacar a inédita "E ritorno da te", "Incancellabile",  "Un' emergenza d' amore". "Tra te e il mare" e "El mio sbaglio più grande".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

A história de Marla

As cicatrizes das famosas