Earthlings



"Earthlings" (terráqueos em português) é um documentário impressionante narrado pelo actor e activista dos direitos dos animais Joaquin Phoenix, que é também vegan e membro da PETA (maior organização de defesa dos direitos humanos do mundo).
Com recurso a câmeras escondidas retrata as práticas diárias de algumas das maiores indústrias do mundo que lucram com o negócio dos animais, de uma forma brutal, aterrorizante. O documentário demorou cinco anos a ser produzido e foca-se na dependência da humanidade nos animais para ter alimentação, vestuário e diversão, sem esquecer as experiências científicas. As lojas de animais, fábricas de filhotes, abrigos de animais, fazendas industriais, comércio de peles e de couro, desportos em que os animais são abusados estão em foco nesta obra que aponta o dedo ao especismo que compara com outras relações de domínio, tais como o racismo e o sexismo.
No final, o documentário urge-nos a fazer a conexão: natureza, animais e espécie humana. Sabemos à partida que o nosso planeta Terra tem recursos limitados e que todos os seres vivos que nele vivem têm de ser respeitados a nível de habitat sob pena de causar desequilíbrios dos ecossistemas e fenómenos como o aquecimento global que já estamos a viver. Ver este documentário alertou-me para as práticas bárbaras com animais, para a indiferença absoluta ao seu sofrimento e para a necessidade de contribuir para uma sociedade mais justa, que não seja focada apenas em cifrões mas no coração. Afinal como disse Mahatma Gandhi "A grandeza de uma nação pode ser julgada pela maneira como os seus animais são tratados".

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla