Kurt Cobain: Montage of heck

Kurt Cobain, vocalista de uma das maiores bandas de sempre, os Nirvana, era dono de uma mente complexa. Inserido no movimento grunge dos anos 90 em Seattle, as suas letras pungentes, a sua maneira de tocar guitarra e o seu imenso carisma arrastaram multidões e tornaram-no uma verdadeira estrela de rock. E no meio de tudo isto Kurt é uma alma atormentada, sofre de dores de estômago avassaladoras que tenta apaziguar com o consumo crescente de drogas, nomeadamente heroína. 
Em 1990 conhece Courtney Love, vocalista da banda Hole, e que em muitos aspectos espelha a sua conduta e forma de ver a vida. Da sua união nasceria a filha única de Kurt, Frances Bean Cobain que foi produtora executiva deste documentário que conta também com entrevistas da sua mãe, do pais de Kurt e madrasta. 
Crescendo no seio de uma família divorciada, Kurt Cobain foi um adolescente rebelde e inadaptado que via o ensino secundário como um autêntico inferno. A música é a sua salvação, o escape perfeito para os pensamentos suicidas que já nessa altura o assaltavam. Assim surgem os Nirvana. 
A inovação do documentário é ilustrar de forma ímpar o modo como Kurt Cobain funcionava, quer na sua vida profissional quer na vida pessoal e que a separação entre ambas não era assim tão grande. O documentário contém canções inéditas, actuações dos Nirvana, desenhos, diários e apontamentos de canções de Kurt. Os vídeos caseiros de quando era criança e mais tarde com Courtney Love e a filha são particularmente emocionantes e ternos.
Kurt Cobain suicidou-se a 5 de Abril de 1994. Tinha apenas 27 anos. Deixa-nos três albums de originais com os Nirvana "Bleach" (1989), "Nevermind", (1991) "In Utero" (1993) e material que possivelmente poderá dar origem a um disco a solo.
O nome "Montage of heck" alude a uma colagem musical feita por Kurt por volta de 1988, cuja versão mais longa tem trinta e seis minutos de duração. Esta película é um vislumbre no interior de um grande músico e de um ser humano sensível e intenso, sempre atento ao que se passava ao seu redor e que deixou a sua impressão digital indelével na história da música.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla