Nelson Évora campeão europeu de triplo salto

No Sábado passado, dia 7 de Março o atleta português Nelson Évora sagrou-se campeão de triplo salto nos europeus de atletismo em pista coberta. À sexta, Nélson Évora conseguiu uma marca de 17,21 metros e refere que este é um "momento espectacular".
Recorde-se que o atleta de 30 anos passou uma autêntica travessia do deserto com anos de lesões, sendo que já não ganhava uma medalha em grandes competições há seis anos (desde 2009). "É um exemplo para aqueles que não acreditavam" afirma o antigo campeão do mundo e olímpico.
Os próximos passos são a preparação para o campeonato do mundo e os Jogos Olímpicos em 2016. 
Nelson Évora nasceu a 20 de Abril de 1984 na Costa do Marfim. Foi registado como cabo-verdiano, a nacionalidade do pai mas o francês, o idioma da mãe, foi a sua língua materna. Em 1991 o pai, contramestre de navios reforma-se e decide levar a família para Portugal, onde se instalam em Odivelas. Aos 10 anos com pouco mais de 1,40 de altura atinge os 1,64 no salto no Odivelas Futebol Clube, despertando o interesse do Benfica. Cinco anos depois uma lesão fá-lo recear os saltos em altura e estrear-se nos horizontais. Ao completar 18 anos em 2002 Nelson Évora toma a opção de se nacionalizar português, apesar de ter orgulho nas suas origens africanas. Em 2008 nos Jogos Olímpicos de Pequim Nelson torna-se o quarto campeão português no atletismo, saltando 17,67. Uma lesão que começou em 2010 resulta dois anos depois numa fratura na tíbia da perna direita que o afasta dos Jogos Olímpicos de Londres. Uma infecção no material de suporte da perna deixa-o em risco de ser amputado. O atleta elogia a equipa médica que o acompanhou e a sua força positiva. Em 2014, com João Ganço, seu treinador desde o primeiro dia recupera fisicamente, repreendendo a andar e voltando às pistas de corrida, preparando-se para voltar a competir.
A conquista do campeonato europeu de triplo salto em pista coberta não era um feito antecipado pelo atleta que refere com humildade "Nunca pus a pressão de ganhar. Estava focado em fazer uma boa prova".
Nelson Évora é um exemplo deveras inspirador de trabalho, persistência e superação das dificuldades rumo à vitória.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

A história de Marla

As cicatrizes das famosas