Edie Sedgwick
Nascida a 20 de Abril de 1943 em Santa Barbara (California) Edie Sedgwick foi mais do que a musa do artista Andy Warhol. Dona de uma personalidade explosiva de riso contagiante, Edie foi actriz, modelo e socialite. Apesar de ser de uma família abastada, os problemas começaram cedo para a jovem Edie que tinha uma relação turbulenta com o pai, Francis (a que os filhos chamavam Fuzzy). Na adolescência Edie desenvolve anorexia e bulimia sendo internada em 1962 num Hospital Psiquiátrico em New Canaan, Connecticut. No ano seguinte, Edie muda-se para Cambridge (Massachusetts) onde começa a estudar escultura. A sua vida sofre um golpe devastador quando os seus dois irmãos morrem com 18 meses de intervalo: Francis suicida-se depois de vários esgotamentos nervosos e Robert que também tinha problemas de saúde mental morre num acidente de moto.
Edie tinha-se mudado para Nova Iorque para iniciar uma carreira como modelo. É aí que conhece o artista avant guarde Andy Warhol que realizava filmes no seu estúdio de arte conhecido como The factory. Edie aparece em películas como "Vinyl", "Poor little rich girl", Outer and inner space", "Prison", "Lupe" e "Chelsea girls" e "The Andy Warhol story". A amizade de Edie com Andy esbatece-se e não voltam a conviver. Entretanto as filmagens do filme semi-autobiográfico "de Edie Ciao! Manhattan" são suspensas devido à sua dependência crescente de drogas, álcool e barbitúricos. Com um comportamento errático, Edie é internada no Verão de 1970 na ala psiquiátrica do Hospital Cottage. Edie conhece outro paciente, Michael Post e casam-se no ano seguinte. Ao sair da clínica, Edie abstem-se durante um período de tempo de beber álcool mas logo volta aos seus vícios recorrentes. Depois de ir a um desfile de moda no Santa Barbara Museum, Edie deita-se depois de o marido lhe dar a medicação que lhe tinha sido receitada. Na manhã seguinte, 16 de Novembro de 1971, por volta das 7h30 encontra Edie morta ao seu lado. A autópsia deu como resultado acidente indeterminado ou suicídio por provável intoxicação aguda de barbitúricos com intoxicação por etanol. Edie Sedgwick tinha apenas 28 anos de idade.
Apelidada de "It girl" e de "Youthquaker" pela Vogue, Edie foi uma estrela de brilho fulgurante que marcou uma era e deixou para a posterioridade um rasto de luz, de uma gargalhada franca, de honestidade e de verdade.
Comentários
Enviar um comentário