O prazer do medo




Os filmes de terror têm em comum com saltar de paraquedas o facto de as pessoas sentirem sensações agradáveis na experiência do medo. Isto está associada a um conjunto de neurónios localizados numa região do cérebro chamada de sistema de recompensa que são activados pelos neurotransmissores quando sentimos medo sendo os principais a endorfina, a dopamina e a adrenalina.
A dopamina e adrenalina que se produzem no sistema nervoso central têm como funções regular o humor, o sono, a vígilia, o movimento, , entre outros. A dopamina interfere com os mecanismos responsáveis pela sede, fome e busca de prazer.
Ao sentirmos uma emoção forte como o medo podemos libertar adrenalina que é secretada por glândulas de secrecção interna na corrente sanguínea e faz aumentar a quantidade de glicose no sangue, aumenta o fluxo sanguíneo cerebral e estimula a actividade do coração.
Depois de vermos filmes de terror ou praticar desportos radicais são libertadas endorfinas que causam analgesia, uma sensação de relaxamento por todo o corpo responsáveis pela sensação de contentamento e bem-estar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

A história de Marla

As cicatrizes das famosas