Liberdade no amor




Muitas vezes os relacionamentos são sinónimo de ficar limitado, preso a uma pessoa e deixar de fazer as coisas que se fazia quando se era solteiro.
Primeiro que tudo a ideia de liberdade de absoluta é uma ilusão. Temos sempre obrigações a cumprir, o sistema assim o dita e a nossa liberdade acaba onde começa a do outro. A nossa sociedade tem regras que todos os que nela vivem tem de cumprir sob pena de sofrerem sanções, represálias ou mesmo emprisionamento. Todos os solteiros vivem a tensão entre o isufrir a própria companhia, a da família e dos amigos e a dedicação aos próprios interesses e a solidão profunda que por vezes se instala. No meio da noite, na altura em que se devia estar no sétimo sono, por vezes sente-se muito a falta de uma companhia para atravessar as horas, para nos fazer sentir que não somos seres avulso nesta existência.
Fazer parte de um casal em equilíbrio e harmonia é um aconchego para a alma, uma oportunidade preciosa de crescer e evoluir em conjunto. No entanto as relações têm de surgir na altura certa quando ambos estão preparados caso contrário um vai lamuriar-se pela liberdade perdida e ter saudades dos seus programas de solteiro. Amar implica fazer cedências e às vezes esquecer a própria vontade para fazer a do outro; perder-se nos seus olhos e na sua voz como se fosse o único ser no Universo.
Há pouco tempo comemorou-se 40 anos do 25 de Abril que mudou para sempre o destino político do país e acabou com a censura e repressão do antigo regime. Recuperámos a liberdade que durante tanto tempo nos foi negada e os ideias da Revolução dos Cravos são os mesmos porque procuramos pautar-nos hoje. Tivemos a coragem de cortar com algo que nos era prejudicial e tal revela-se necessário em outros aspectos da vida também.
 Uma relação nociva e disfuncional é como uma corda apertada ao pescoço que nos rouba um pouco mais de ar a cada dia e não nos faz bem nenhum. Precisamos de ter muito bem afinado o nosso sentido de autonomia antes de amar e nunca perdê-lo de vista porque é de perspectivas distintas, de confiança e de compreensão que se forma qualquer relacionamento. Nem todos foram feitos para formar um casal e se o amor não nos encontra podemos sempre usar a nossa liberdade que mesmo assim não é infinita, para amar mais o mundo e as pessoas que nela habitam porque é disso que estamos carentes. Enquanto a Humanidade conter orçamentos mais elevados em armamento de guerra do que em educação e apoios sociais a liberdade será uma falácia. Se estamos presos ao ódio, ao medo ou à garantia de poder retaliar nunca seremos livres de todo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla