Animais extintos: mamutes






O mamute é um animal extinto pertencente ao género Mammuthus. À semelhança dos elefantes estes animais tinham tromba, estavam cobertos de pêlo e possuiam presas de marfim encurvados.
O mamute divide-se em 14 espécies conhecidas, entre as quais: mammuthus meridionalis (mamute-ancestral), mammuthus trogontherii (mamute-da-estepe), mammuthus primigenius (mamute-lanoso) e mammuthus exilis (mamute-pigmeu).
Os mamutes viviam na África, América do Norte e norte da Ásia em climas temperados e frios. Vestígios de mamutes como marcas de dentes já foram encontrados na América do Sul. Estes animais muito comuns no Paleolítico extinguiram-se há cerca de 1200 anos. Pensa-se que a sua extinção terá ocorrido devido às alterações do clima que se seguiram ao fim da Idade do Gelo. A intervenção do ser humano que caçava os mamutes para ter alimentação, fazer vestuário, ossos e couro para construir casas também terá desempenhado o seu papel.
Os mamutes eram animais geralmente de porte grande, o que servia para os proteger de potenciais predadores. O mamute-imperial (mammuthus imperator) era a espécie mais alta. Tinha 5 metros de altura e podia pesar de 14 a 18 toneladas. Viveu na Europa, Ásia e América do Norte,
Como parentes dos mamutes existem actualmente três espécies de elefante: o elefante africano da savana (loxodonta africana), elefante africano da floresta (loxodonta cyclotis) e o elefante asiático (elephas maximus) que é a espécie atual mais próxima do gênero mammuthus. Contrariamente ao que se pensa, os mastodontes eram parentes um pouco distantes do mamute.

No ano passado descobriram-se restos congelados de mamutes com tutanos, peles com pêlo e sangue em estado líquido num estado de conservação muito bom. Averigua-se a possibilidade de clonar o DNA destes fosseís e fazer a espécie voltar à vida.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla