Atentados de Boston, um ano depois



Hoje completa-se um ano desde que a 117ª maratona de Boston acabou em tragédia com a eclosão de duas bombas perto da meta. Estima-se que mais de 300 pessoas tenham ficado feridas, mais de uma dúzia perderam membros e três foram mortas: Krystle  Campbell, Lingzi Lu, e o pequeno Martin Richard de apenas oito anos.
Um ano depois, pessoas que perderam membros ou entes queridos encontram-se ainda em processo de recuperação.
Hoje, entre as 14h30 e 15h00, a bandeira americana foi hasteada na meta da maratona, com um momento de silêncio em homenagem às vítimas do terrível atentado. De acordo com as autoridades, os culpados pelo ataque terrorista foram os irmãos Tamerlan e Dzkokhar Tsarnaev, de origem chechena, que terão planeado o ataque com precisão. Tamerlan de 26 anos morreu num tiroteio com a polícia, dias após o atentado. Dzhokhar, de 20 anos, que se declarou inocente, está a aguardar julgamento numa prisão do centro de Massachusetts e conta com 30 acusações que podem condená-lo à pena de morte. Enquanto estava em fuga, escondido dentro de um barco Dzhokar terá escrito uma confissão a condenar as acções dos EUA nos países muçulmanos.
 Um comunicado da Casa Branca exalta a coragem de bombeiros, polícias, profissionais médicos e espectadores que unidos num espírito comum mostraram compaixão, simpatia e força nesse dia fatídico. As explosões causaram um caos sangrento e seguiu-se uma semana de extrema tensão, enquanto a cidade estava sob alerta máximo.
O vice-presidente John Biden afirmou que a América nunca cederia ao medo dos terroristas e que nunca se iria deixar abater, pelo contrário, iria ultrapassar esse acontecimento traumático. Foi assinala o luto e o sofrimento do povo de Boston assim como a sua esperança e renascimento. Nancy Taylor, ministra de igreja, afirma “Vamos reinvindicar a linha da meta e recuperar a nossa corrida”. A 118ª maratona de Boston está marcada para o dia 21 de Abril.
Um ano depois Boston retoma o lucros financeiros tendo sido lançado o “Boston strong”, uma campanha de angariação de fundos e trabalho voluntário que uniu toda a cidade. Em 365 dias foram demonstradas as qualidades sob as quais Boston se ergueu: preserverança, liberdade e amor.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

O talento de Mira

As cicatrizes das famosas

A história de Marla